Gorila viciado em telas muda de comportamento
Um gorila de 15 anos do Lincoln Park Zoo, localizado em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, despertou a preocupação de seus cuidadores após ficar viciado em ver vídeos e fotos em celulares dos humanos que vão visitá-lo.
De acordo com o jornal Chicago Sun-Times, os visitantes do zoológico costumam mostrar fotos e vídeos ao jovem gorila, que atende pelo nome de Amare, através do vidro que os separa para ver a sua reação ao conteúdo.
Como é de se esperar, os conteúdos mostrados ao animal roubam sua atenção e ele fica distraído vendo os vídeos ou fotos. E quanto mais o gorila demonstra interesse nas telas, mais as pessoas querem interagir com ele dessa forma.
Para tentar acabar com essa situação, os funcionários colocaram uma corda para manter os visitantes a poucos metros da divisória de vidro. A ideia é explicar a situação e intervir caso alguém insista em mostrar as telas para o gorila.
Os funcionários do Lincoln Park Zoo destacaram que essa medida foi necessária para que o tempo na frente das telas não tire um importante período de desenvolvimento pré-adulto de Amare, que ainda está aprendendo a interagir com os outros gorilas.
Outro ponto destacado é que os gorilas costumam se agredir nessa fase em que Amare está vivendo para decidirem quem é o chefe do grupo. Sendo assim, os cuidadores temem que ele se torne um alvo fácil por não prestar atenção nos outros animais.
A medida ainda vem para evitar que os outros gorilas que vivem com Amare também fiquem viciados nas telas, já que a equipe notou mudanças comportamentais no animal, como ele ficar procurando por um celular entre os visitantes.