Foguete explode minutos após lançamento e não alcança órbita da Terra; veja vídeo
Um foguete da empresa Firefly, uma start-up do ramo de exploração espacial, explodiu durante seu lançamento. Essa seria a primeira nave da start-up americana a deixar a Terra, mas seu teste acabou não sendo bem-sucedido. O veículo não chegou a alcançar a órbita do planeta e explodiu sobre o Oceano Pacífico na última sexta-feira (2).
O Alpha TL001 pareceu fazer uma boa trajetória de ascensão, mas, quando chegava à velocidade supersônica, começou a girar em torno de si mesmo. Os militares americanos da base da Força Espacial de Vanderberg, em Los Angeles, Califórnia, ordenaram que a empresa acionasse a autodestruição do foguete.
Como se tratava do primeiro voo da empresa, uma falha desse tipo não é considerada uma grande surpresa. “Embora não tenhamos atingido todos os nossos objetivos de missão, alcançamos vários deles: ignição bem-sucedida do primeiro estágio, decolagem da plataforma, progressão para velocidade supersônica e obtivemos uma quantidade substancial de dados de voo”, declarou a empresa no Twitter.
A Força Espacial dos EUA afirmou que irá instaurar um processo de investigação sobre o que levou à queda do foguete da Firefly. “Um time de investigadores irá trabalhar para determinar a causa da falha”, disse o órgão do governo dos EUA em comunicado oficial. Ninguém ficou ferido com a explosão do acidente.
A empresa manteve as imagens do lançamento online. Confira o vídeo do acidente:
A missão da start-up Firefly é criar foguetes capazes de enviar satélites para a órbita do planeta Terra e baratear o custo desse tipo de tecnologia. Segundo o Space.com, site especializado em astronomia, todos os três concorrentes da Firefly – Rocket Lab, Virgin Orbit e Astra – tiveram problemas parecidos em seu primeiro lançamento.
*Com informações do Hypeness.