Filmes e documentários para entrar no ritmo da Olimpíada de Tóquio
O maior evento esportivo do mundo começou oficialmente hoje (23), mas os jogos já existem há séculos como uma maneira de unir os continentes do mundo em uma competição
Após o adiamento em 2020, devido a pandemia do coronavírus, os Jogos Olímpicos de Tóquio serão realizados entre os dias 23 de julho à 8 de agosto de 2021, e mesmo não sendo muito incentivado em alguns países, o esporte é um grande divisor de águas na vida de muitos.
O mundo do cinema se inspira há muito tempo nas histórias de atletas que conseguiram mudar suas realidades com a prática esportiva. São diversas produções que lidam sobre a temática de uma maneira muito sensível e delicada. E para você entrar no clima, a Pepper preparou uma lista de produções do evento e seus atletas que fizeram história com momentos de glória e dor. Confira nossas indicações abaixo!
Vitórias de Uma Vida: A história de Gabby Douglas
Quatro anos antes de Simone Biles brilhar como o maior nome da ginástica artística do mundo, uma outra atleta fazia história ao se tornar a primeira ginasta afro-americana a ganhar uma medalha de ouro representando os Estados Unidos nos jogos. Antes de se consagrar com dois ouros em Londres 2012, Gabby Douglas precisou superar obstáculos que iam muito além do esporte, como bullying, problemas familiares e dificuldades financeiras.
Raça
O filme narra a vida do lendário Jesse Owens (Stephan James), um dos maiores atletas olímpicos de todos os tempos, que fez história nas Olimpíadas de Berlim 1936. Em pleno era nazista na Alemanha, Adolf Hitler (Adrian Zwicker) usava os Jogos como propaganda do regime e como ferramenta para provar a suposta superioridade da raça ariana. Quem roubaria a cena, entretanto, seria o atleta afro-americano ao conquistar quatro medalhas de ouro e fazer o ditador se retirar do estádio antes da cerimônia de premiação, em um dos episódios mais marcantes da história do esporte.
Eu, Tonya
O filme retrata a história real da patinadora olímpica Tonya Harding, interpretada por Margot Robbie. Forçada a competir desde cedo por sua mãe, ela se tornou uma das principais atletas dos EUA e forte candidata para o ouro nos Jogos de Inverno de 1994, até seu marido Jeff Gillooly (Sebastian Stan), decidir sabotar uma competição preparatória e instrui seu amigo Shawn (Paul Walter Hauser) a ameaçar Nancy Kerrigan (Caitlin Carver), principal rival da patinadora. Os homens acabam atacando Nancy e lesionam seu joelho, a impedindo de competir. As duas acabam disputando as Olimpíadas, mas após os Jogos, Tonya é banida do esporte para sempre.
Eu sou Bolt
Um dos maiores atletas da história dos Jogos, Usain Bolt foi dominante nas pistas, levando o ouro em todas as provas de velocidade entre 2008 e 2016. No filme, o lendário e carismático corredor jamaicano mostra sua vida além das pistas. O documentário tem ainda a participação de dois ídolos do futebol brasileiro: Pelé e Neymar, além da tenista americana Serena Williams.
Atleta A
O documentário conta a história das atletas que sobreviveram aos abusos sexuais do ex-médico da seleção americana de ginástica artística, Larry Nassar. Ele foi condenado a 175 anos de prisão por ter violentado e assediado mais de 500 atletas durante duas décadas. A obra não é focada no criminoso, mas nos repórteres que ajudaram a revelar o escândalo e em atletas que foram vítimas, como a campeã mundial Maggie Nichols.
Pódio para todos
O documentário debate a importância dos Jogos Paralímpicos, que já se tornaram o terceiro maior evento esportivo do mundo, para ressignificar a maneira como a sociedade enxerga as deficiências e a diversidade. Neste processo, o espectador acompanha a jornada de nove atletas, como a corredora americana Tatyana McFadden, dona de 17 medalhas paralímpicas, e a esgrimista italiano Bebe Vio, campeã paralímpica e mundial de florete na categoria B.
Chegamos em Tóquio
A série documental retrata em seis episódios, a evolução dos três esportes radicais que farão sua estreia olímpica no Japão: skate, surfe e escalada, desde seus primórdios até a sua chegada aos Jogos. Entre os atletas que participam da série estão os brasileiros campeões mundiais de surfe Gabriel Medina e Ítalo Ferreira, e as estrelas do skate Pedro Barros e Letícia Bufoni.
Bônus
Nem todas as histórias olímpicas estão relacionadas ao esporte. Em 1996, um atentado à bomba aconteceria nos Jogos de Atlanta, e essa trama foi contada no filme “O Caso Richard Jewell”. Trabalhando como segurança no evento, Jewell (Paul Walter Hauser) ajudou dezenas de vítimas e evitou um desastre pior ao avisar sobre o local de um dos explosivos colocados no Parque Olímpico. Entretanto, ele foi do céu ao inferno ao se tornar suspeito de envolvimento no ataque e teve que tentar provar sua inocência.
*Redação Revista Pepper