Festival de Parintins: saiba como título é definido entre Caprichoso e Garantido
Jurados dão notas aos itens durante as três noites de espetáculo; apuração é realizada na segunda-feira após o evento
Junho chegou e, com ele, o Festival de Parintins. A disputa dos bois Caprichoso e Garantido pelo título do festival será realizada nos dias 28, 29 e 30 deste mês, no Bumbódromo em Parintins, no interior do Amazonas.
A cidade espera receber cerca de 150 mil turistas na semana do festival. O evento já vinha se popularizando nos últimos anos, sempre com ingressos esgotados e lotação da ilha da magia. Em 2024, ganhou a exposição de Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido, no BBB 24.
Busca pelo título
Neste ano, o Caprichoso, com 25 títulos, busca o tricampeonato seguido (foi campeão em 2022 e 2023). Já o Garantido, com 32 conquistas, tenta voltar a ser campeão. Sua última vitória foi em 2019.
Na arena, os bumbás se apresentam durante as três noites do evento. A ordem das apresentações será definida por sorteio na quinta-feira (27). Cada boi tem 2 horas e meia de apresentação para contar a história definida para aquele dia. As histórias apresentadas fazem parte de um tema geral de apresentação para o festival.
Neste ano, o Caprichoso vem com o tema “Cultura, o Triunfo do Povo”. Já o Garantido leva para o Bumbódromo o tema “Segredos do Coração”.
Apuração
A apuração das notas é realizada sempre na segunda-feira após o festival. Em 2024, a data é o dia 1º de julho. Os jurados escolhidos para avaliar os bois observam 21 itens que compõem os bois-bumbás. As notas vão de 0 a 10, podendo ser dadas em casas decimais (9,9, 9,8, 9,7…). Vence o boi que tiver mais pontos na soma dos resultados das três noites do Festival.
Abaixo, veja a lista completa com todos os itens que compõem os bois Caprichoso e Garantido:
Bloco A — Comum/Musical
- Item 01 — Apresentador
- Item 02 — Levantador de Toadas
- Item 03 — Batucada / Marujada
- Item 06 — Amo do Boi
- Item 11 — Toada (letra e música)
- Item 19 — Galera
- Item 21 — Org. Conj. Folclórico
Bloco B — Cênico/Coreográfico
- Item 05 — Porta-Estandarte
- Item 07 — Sinhazinha da Fazenda
- Item 08 — Rainha do Folclores
- Item 09 — Cunhã-Poranga
- Item 10 — Boi-Bumbá (evolução)
- Item 12 — Pajé
- Item 20 — Coreografia
Bloco C — Artístico
- Item 04 — Ritual Indígena
- Item 13 — Povos Indígenas
- Item 14 — Tuxauas
- Item 15 — Figura Típica Regional
- Item 16 — Alegoria
- Item 17 — Lenda Amazônica
- Item 18 — Vaqueirada