Federação Internacional de Natação repensa proibição do uso de touca criada para cabelo afro
FINA volta atrás ao proibir toucas para cabelos afro
A Federação Internacional de Natação volta atrás após banir o uso das toucas Soul Cap, desenvolvidas especialmente para cabelos afro em competições mundiais. Com as Olimpíadas de Tóquio batendo à porta e muitas críticas, a FINA está revendo a proibição. “Estamos revendo a situação sobre a Soul Cap e outros produtos similares porque entendemos a importancia da inclusão e da representação”, escreveram, em nota, no dia 2 de julho.
Soul Cap é uma marca britânica que tem como missão criar produtos eficientes para pessoas que tenham dreadlocs, tranças e cabelo afro. Em nota publicada um dia antes da revisão da FINA, a marca afirmou que a posição da FINA de banir produtos como a Soul Cap pode “desencorajar jovens atletas de seguirem carreira no esporte enquanto progridem e competem em torneios regionais e nacionais importantes”. “Queremos ampliar nosso trabalho dentro da diversidade na natação tendo nossas toucas certificadas para competições, assim, atletas de qualquer categoria não precisarão escolher entre o esporte que amam e seus cabelos”, afirmou a empresa.
Apesar da Federação não ver problema em toucas como a Soul Cap para aulas e uso recreativo, a proibição se deu por como a touca fica na cabeça. De acordo com o jornal britânico The Guardian, FINA afirma que toucas como a Soul Cap não seguem a forma natural da cabeça e que atletas que competem em torneios internacionais nunca usaram, nem devem usar, toucas com o tamanho da Soul Cap.
Atletas negros, como a inglesa Alice Dearing,se posicionaram contra a decisão da Federação. “Eu não quero que crianças negras olhem para nadadores de elite e pensem que não é um esporte para eles, porque isso não é verdade. É para eles. Estou torcendo para que essa revisão traga boas novidades”, declarou, em entrevista.
Patrocinada pela Soul Cap, Alice é a primeira atleta negra no Time Britânico de natação.
*Com informações Glamour