Fazendeiro achou que vaca tinha comido seu Rolex; 50 anos depois ele pegou o relógio de volta precisando de uma lavagem profunda

Com ajuda de um detector de metais, o relógio foi encontrado e levado para restauração

Rolex construiu uma reputação por fabricar relógios de alta qualidade, projetados como peças de engenharia capazes de funcionar por décadas. Testemunha dessa qualidade foi James Steele, um britânico produtor de leite de 95 anos que perdeu seu precioso Rolex na década de 1970 enquanto trabalhava com o gado de sua fazenda.

Conforme noticiado pela mídia local The Scottish Farmer, a tecnologia e a sorte se alinharam para que o veterano fazendeiro recuperasse seu relógio após uma viagem pelo trato digestivo de uma de suas vacas e cinco décadas exposto às inclemências do impiedoso clima britânico.

O fazendeiro que perdeu um Rolex

Depois de anos de muita poupança e cheio de entusiasmo, James Steele finalmente conseguiu comprar o relógio que tanto gostava na década de 1950. Era um Rolex Air-King Super Precision 5500, pelo qual pagou cerca de 100 libras esterlinas (R$ 720 em câmbio atual), após economizar dinheiro com grande esforço ao fazer entregas de leite no início dos seus 20 anos de idade.

No entanto, em um dia infeliz, o fecho do relógio se abriu enquanto ele trabalhava com o gado e ele caiu em um pasto ao redor de sua fazenda em Shropshire (Oswestry), situada a meio caminho entre Birmingham e Liverpool, e que faz fronteira com o País de Gales. Apesar de procurá-lo por vários dias, Steele finalmente desistiu do relógio e não teve escolha senão comprar outro.

Um veterinário local chegou a sugerir que ele poderia ter acabado no estômago de uma vaca, tornando sua recuperação ainda mais improvável. “Quando comprei o relógio novo, nunca pensei que veria o antigo novamente”disse James Steele ao jornal The Sun.

Um caçador de tesouros encontrou o relógio

A perda do antigo Rolex de James Steele tornou-se uma história de família, pois Andrew Steele, filho de James, agora cuida da fazenda. Andrew disse ao blog Horolonomics que contatou Liam King, um entusiasta de caça ao metal que havia encontrado algumas moedas em suas terras no passado. O objetivo: procurar o famoso Rolex de James.

Liam King com seu detector de metais e James Steele (Imagem: Andrew Steele)

King cumpriu sua missão e, equipado com seu detector de metais, encontrou o relógio perdido nas terras da família. Esta descoberta permitiu que James se reunisse com seu Rolex que estava perdido há meio século. O senhor de 95 anos disse que acha que o Rolex passou pelo sistema digestivo de uma vaca e ficou escondido no campo durante todo este tempo.

“Eu tinha desistido. Nunca pensei que o veria novamente, mas fiquei nas nuvens quando o detector o encontrou.” disse James ao The Scottish Farmer.

Não é difícil imaginar o estado em que seu dono encontrou o relógio: a frente estava enferrujada e com alguns amassados, o mostrador outrora branco havia se tornado amarelo e o vidro estava muito arranhado e deteriorado, apresentando até rachadura. A pulseira se salvou do estômago da vaca e James guarda ela até hoje.

Diferença entre o relógio perdido e o comprado depois (Imagem: Andrew Steele)

Streamer vai restaurar de graça

O filho do fazendeiro, Andrew, costumava assistir às transmissões de Kalle Slaap na Twitch, um especialista holandês em restauração de relógios mecânicos. Ele não hesitou em consultar o especialista após o surpreendente reencontro de seu pai com o famoso Rolex perdido.

Ao ouvir a história incomum de Steele e seu Rolex, Slaap decidiu intervir e se ofereceu para restaurar gratuitamente o relógio. O Rolex foi levado para a oficina de Slaap em Grootschermer (Países Baixos), onde o especialista relojoeiro trabalha na sua restauração, documentando todo o processo em diversos vídeos postados em seu canal no YouTube.

Restaurar vai levar muito tempo

O processo de restauração do Rolex Air-King de Steele não seria uma tarefa fácil. Até porque Slaap decidiu preservar a história daquele relógio, mantendo ao máximo as suas peças originais. O restaurador optou por preservar a pátina do mostrador do relógio como um testemunho da sua odisseia, em vez de a substituir por uma nova.

Da mesma forma, o especialista poliu cuidadosamente a caixa de aço para remover a ferrugem, mantendo as imperfeições originais que o tempo havia acrescentado. Dado o mau estado do vidro, não houve outra escolha senão substituí-lo. O trabalho é bem grande e Slaap já fez seis vídeos sobre a restauração do Rolex.

Estado do Rolex Air-King Super Precision 5500 ao ser encontrado 50 anos depois (Imagem: SWNS Media Group)

O especialista comparou esse processo ao restauro de uma pintura, que também exige extrema precisão e muito tempo. Porém, a idade avançada de seu dono trabalha contra ele. Portanto, Kalle Slaap prometeu devolver o relógio a James Steele antes do Natal, garantindo que “o cavalheiro terá o relógio no pulso”.

*Com informações de BR IGN

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *