Expulsa dos Estados Unidos: entenda treta entre Gretchen e o governo americano
Em 2012, Gretchen foi expulsa dos Estados Unidos acusada de trabalhar ilegalmente no país; Ela tinha o visto de turista
Você sabia que Gretchen é um dos nomes na lista de pessoas proibidas a pisar em solo norte-americano? A cantora teve seu visto cancelado quando decidiu morar no país, em 2012, depois que fotos dela trabalhando como garçonete em um café de Orlando viralizou no Brasil. A decisão aconteceu porque a rainha dos memes estava no país com visto de turista e, por isso, não poderia trabalhar em hipótese alguma.
Em agosto de 2011, Gretchen decidiu deixar o Brasil para morar nos Estados Unidos, alegando que estava cansada da vida de famosa e gostaria de dedicar mais tempo para os filhos. Pouco tempo depois de chegar por lá, uma foto de Gretchen trabalhando como garçonete viralizou no Brasil e, em entrevista a Sônia Abrão, a celebridade confirmou que estava trabalhando por lá.
Gretchen foi procurada pela imprensa brasileira e chegou a abrir as portas de sua casa nos Estados Unidos para mostrar sua rotina de trabalho e vida com os filhos. A exposição toda chamou a atenção do consulado do governo americano, que investigou a situação de Gretchen no país e, depois de encontrar irregularidades, decidiu cancelar definitivamente a permissão da brasileira de visitar o país.
Mais tarde, Gretchen e o dono do café explicaram que, na verdade, ela nunca trabalhou por lá, mas nada adiantou e Gretchen segue banida dos Estados Unidos. Quando descobriu a decisão da justiça, Gretchen estava no Brasil e não conseguiu voltar para o país nem para buscar as crianças ou fazer a própria mudança.
Gretchen vai apelar a Joe Biden por perdão
O banimento de Gretchen dos Estados Unidos aconteceu há mais de 10 anos, mas a cantora ainda não perdeu as esperanças de reverter a situação. Em entrevista à Quem, em 2021, a cantora falou sobre o caso e afirmou que pediria perdão a Joe Biden. “Ainda tenho aquela restrição com os Estados Unidos e é uma coisa que eu gostaria de rever. Agora que o presidente de lá mudou e é o Joe Biden, quero tentar reverter essa situação. Na época que saiu aquela notícia de que eu estava trabalhando ilegalmente em uma lanchonete lá, cancelaram meu visto definitivamente”, disse.
Agora estou tentando fazer uma carta de perdão com este novo presidente, comprovando minha carreira de cantora, como artista. Até porque não fiz nada de errado e sei de casos de pessoas que fizeram até coisas pesadas e conseguem voltar lá.
Para a Jovem Pan, Gretchen explicou que o desejo de reverter a situação é exclusivamente baseada no turismo. Ela descartou qualquer possibilidade de morar no país e falou sobre a vontade de passear pelos Estados Unidos com a família. “Queria o visto para ir passear com meus filhos, meu neto [Bento, filho de Thammy] é americano, então acredito que ele amaria estar comigo lá em alguns momentos, é só por isso mesmo. Também queria o visto para caso surja uma oportunidade de trabalho”, disse.
*Com informações de Band