Entrevista com o Pré candidato Marco Aurélio
A Coluna Dedo de Moça começa hoje uma série de entrevistas com os pré candidatos à Deputado Federal, Senador, e Governo. Marco Aurélio do Piantella da o ponta pé inicial dessa série
PERGUNTAS MARCO AURÉLIO PIANTELLA 1-
Inicialmente, agradeço o convite para esta entrevista.
A minha candidatura nasceu com o objetivo de construir uma nova Brasília, durante muitos anos estiver com vários políticos em meu restaurante e sempre me angustiou ver que muitos deles não se preocupavam com o povo de verdade, que só estavam ali lutando pelo seu próprio interesse, durante toda minha vida me dediquei a ajudar ao próximo e principalmente os trabalhadores dos setor de bares e restaurantes, setor esse é a porta de entrada do mercado de trabalho para muitos. Além dos micro, pequenos e médios empresários da área de alimentação, com restaurantes, bares, lanchonetes, fornecedores de material para o sistema de alimentação que tem enorme dificuldade de empreender e expandir seus negócios devido a cargas tributarias abusivas e falta de auxílios para estes.
A SUAS – Sistema Único de Assistência Social será avaliado como? Por exemplo, critérios de renda? Se sim, quais serão os critérios?
As conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Existem algumas possibilidades para a avaliação do SUAS. Diria até que torna-se de fundamental importância que façamos essa avaliação, data a gravidade da crise social que o País atravessa, seja em decorrência da Covid, seja em função do desemprego ainda alto em nosso país. Uma das possibilidades seria a realização de uma Conferência Nacional de Assistência Social, com a participação da União, Estados Distrito Federal, Munícipios, entidades, enfim de todos os interessados no aperfeiçoamento da Assistência Social e na busca de melhores condições de vida e trabalho para a população mais necessitada. Penso que a alternativa Congressual também seria viável, com a análise e discussão das questões prementes da Assistência, porém, prevendo amplo espaço de discussão, para viabilizar a participação dos Estados, DF, Municípios, entidades, a academia e todos os demais interessados.
O importante é que seja feita essa avaliação do SUAS, tendo como parâmetros o caráter democrático da discussão e a busca incessante do aperfeiçoamento da Assistência Social.
2- O Brasil é referência em importação de produtos industrializados e manufaturados. Como pré candidato, quais são suas propostas para estimular investimentos internos e externos no Brasil?
Infelizmente o Brasil vem perdendo percentualmente a representatividade do setor de produtos industrializados e manufaturados em sua pauta de exportação. Na Câmara dos Deputados pretendemos fazer uma ampla discussão, para rever essa situação, aumentarmos nossa produtividade e voltarmos a ocupar no cenário externo um representatividade em termos de exportador de produtos manufaturados. Mas desde já duas questões são prioritárias – o investimento robusto em ciência, tecnologia e inovação, e a capacitação do nosso trabalhador. Isso para agregar valor, qualidade e competitividade aos nossos produtos.
3- Para você, as invasões de terras estão interligadas à manipulação no mercado produtor? Se sim, como resolveria este problema durante a candidatura?
Dentro das minhas pautas de governo, não englobo isso, mas não deixa de ser um tema muito importante, mas como meu objetivo e comprometimento é com setor de bares e restaurantes, eu vou estar sempre focado em melhorar a vida e os direitos dessas pessoas que tanto fazem pelo Brasil e tão pouco são amparadas.
4- Como pretende melhorar a telemedicina, tendo em vista o setor produtivo de bares e restaurantes.
A Telemedicina (Telesaúde) é uma realidade que veio para ficar, além de trazer qualidade de vida para os cidadãos, que podem de casa pegarem receitas ou receberem atestados, também gera uma economia nas despesas de saúde pública imensurável, sendo o tipo de mecanismo que gera uma relação de ganha-ganha, ganha o estado e ganho o cidadão.
No caso dos trabalhadores do setor de restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis, shopping centers etc., a saúde é um bem fundamental para o trabalhador pela alta exposição a uma alta rotatividade de pessoas.
O Ministério da Saúde já regulamentou a Telessaúde, estabelecendo entre outros aspectos a regulação de consultas médicas on-line, por videochamada, e telediagnósticos. Diversos planos de saúde já praticam a Telessaúde.
Na minha vida, sempre acreditei que a colaboração, a união, o trabalho conjunto sempre conduzem aos melhores resultados. Então, acredito que os empreendedores do setor e os trabalhadores de bares, restaurantes e afins devem estudar a criação de um plano de saúde de Telessaúde Coletivo, de forma que o custo fosse acessíveis a todas as partes e não onerasse empreendedores e trabalhadores.
Na Câmara dos Deputados trabalharei com afinco junto a ABrasel, Sindhopar, Sindicatos, Trabalhadores, enfim, com todos os representantes do setor, para que viabilizaemos a Telessaúde para todos os trabalhadores de restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis, shoppings, lojas etc.
5- Quais são as propostas para a Universidade Distrital? Como será o projeto dessas Universidade? Quais são as intenções criando uma Universidade Distrital.
Vou defender para que a Universidade Distrital tenham cursos técnicos profissionalizantes para a área de bares e restaurantes, possibilitando que muitas pessoas que querem ingressar nesse mercado, possam se capacitar e melhor suas habilidades, encontrando assim uma nova porta no mercado de trabalho.
6- Como a implementação ambiental nas escolas seria um meio para melhorar o conhecimento dos alunos?
Os seus hábitos, crenças e caráter são construídos com base na educação que você teve ao longo da sua infância, para construção de um país mais justo, mais honesto e onde se pense mais no próximo, é importante construir pensamentos com foco e direção para o bem estar social.
7- Como será analisado o combate ao tráfico de drogas? Quais serão as políticas públicas estabelecidas para isso?
O tráfico é fruto da falta de educação e trabalho em muitas comunidades carentes, sem dúvida nenhuma aumentar o corpo de policiais ativos e trazer tecnologias para auxilia-los em suas atividades é imprescindível. Mas pensando numa reconstrução social a médio e longo prazo o investimento na educação e em cursos profissionalizantes que gerem empregos e tirem as pessoas da rua, dando a elas uma possibilidade de uma vida digna, sem dúvidas é o fator que mais vai conter essa expansão em médio prazo.
8- Qual seria sua proposta para transporte público, para os funcionários dos bares e restaurantes no horário noturno?
Essa é uma questão de segurança e reconhecimento para com os trabalhadores que nos atendem diuturnamente nos restaurantes, bares, lanchonetes, shoppings etc.
O drama é que quando os estabelecimentos nos quais trabalham fecham, a volta pra casa torna-se um verdadeiro desafio de tempo e segurança.
Como Deputado Federal vou implantar o programa PARADA SEGURA, um projeto que visa monitorar as paradas de ônibus nas madrugadas, bem como utilizar tecnologias para possibilitar que a pessoa veja a hora exata que o ônibus vai chegar, sem que a mesma precise ficar muito tempo parada esperando um ônibus que eventualmente demore a chegar, isso minimiza o tempo dessa pessoa na parada e evita possíveis.
9- O que você acha de uma proposta de novos investimentos, na área de bares restaurantes, dedicar 30% para primeiro emprego?
Como empresário sempre privilegiei o primeiro emprego. No entanto, trabalhar com percentual fixo não me parece ser a proposta mais apropriada. Isso depende do tipo de setor, da complexidade das tarefas, do tamanho do estabelecimento e, especialmente, com a garantia dos pilares do setor que devem ser a segurança e higiene alimentares, aliadas à qualidade da alimentação e do serviço prestado. Mas o primeiro emprego tem que ser uma diretriz para o setor, para que cada empreendedor, de acordo com a natureza do seu negócio, viabilize a contratação e formação dos jovens trabalhadores.
10- Qual seria a proposta para os alunos de escolas públicas terem uma alimentação mais saudável?
Alimentação saudável é muito importante e minimiza as chances dessas crianças terem doenças e querendo ou não isso gera uma economia muito importante do setor de saúde, se tornando uma ação preventiva do estado, mas acredito que o estado precise dar mais atenção em outras demandas que são mais emergenciais e inadiáveis e que podem gerar muito mais prejuízo a população se não forem solucionadas de forma célere e efetiva.
11- Como que o piantella que era ninho do PMDB sala de estar do centrão virou a casa do PT?
Durante anos se dizia que o Piantella era o único lugar em Brasília que a direita e a esquerda se sentavam à mesma mesa. Mas o Piantella era além disso. Sempre pautamos nosso trabalho pelo respeito a todos os nossos clientes, fossem políticos, economistas, juristas, empreendedores, jornalistas etc.
Aliado a uma cozinha de qualidade, acredito que o que consolidou a sua história foi ser um espaço democrático, em que políticos de todas as matizes ideológicas conversavam fraternalmente, falando de amenidades da vida, mas também das grandes questões nacionais, com um tempero muito nosso – sempre trabalhei desde a época do restaurante para a construção de consensos, a cortesia e civilidade e o compromisso maior com o Brasil, especialmente com a parcela da sua população mais carente.
1 Comment
A Telemedicina é uma pauta democrática que leva acesso igual a todos os brasileiros. Suas ideias são concretas e justas, tem meu voto!!!