Em caso inédito, bebê tubarão é gerado e nasce em tanque só com fêmeas
Um “baby shark” está ganhando fama e sendo saudado como um “milagre” da natureza. O filhote foi gerado e nasceu num tanque só com fêmeas, todas elas “virgens”, num caso considerado inédito no mundo.
O animal único, batizado de Ispera pela equipe do aquário Cala Gonone, na Sardenha (Itália), foi concebido sem o esperma de um tubarão macho.
Acredita-se que tenha sido a primeira reprodução de partenogênese já registrada nesta espécie marinha, tubarão-do-cão-liso. Esta é uma forma de reprodução assexuada em que um óvulo feminino pode se desenvolver em um embrião sem ser fertilizado por um espermatozoide.
A equipe do aquário disse que a mãe do bebê tubarão “milagroso” foi uma das duas fêmeas de tubarão que passaram mais de 10 anos vivendo no mesmo grande tanque pelágico sem nenhum macho presente.
Por esta razão, acredita-se que Ispera seja o primeiro caso de partenogênese para sua espécie, um avanço único para a ciência marinha mundial. O processo geralmente ocorre em outras espécies, como baratas, pulgões, águas-vivas, lagostins, lagartos e dragões de komodo.
A equipe do Aquário Cala Gonone enviou duas amostras de DNA de duas fêmeas de tubarão do tanque pelágico a um laboratório especializado para confirmar o que aconteceu, de acordo com o “Sun”.
*Com informações do Extra