É melhor fazer exercícios de manhã ou à tarde?
É melhor praticar exercícios durante a manhã ou pela tarde? A resposta diverge! Segundo um estudo publicado na revista Sports Medicine, a atividade física no período vespertino traz mais benéficos para a saúde cardiovascular. A atividade física realizada à tarde também é apontada como a melhor opção para diminuir a tensão em pessoas com hipertensão arterial, e mais eficaz para controlar os níveis de açúcar no sangue.
No entanto, fevereiro deste ano, uma pesquisa publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), fazer atividade física de manhã é melhor para queimar calorias. O argumento é que o período em que a pessoa se exercita pode acelerar mais ou menos o metabolismo e a queima de gorduras.
O estudo em questão diz que relação com o ritmo circadiano, ou seja, o nosso relógio biológico. Dessa forma, o estímulo no período da manhã, quando a pessoa começa a organizar o seu dia e suas células estão mais ativas, parece ser mais benéfico — principalmente durante a noite, quando o corpo naturalmente está se preparando para descansar.
Há um melhor horário para fazer exercícios?
Nesse estudo, os pesquisadores dividiram roedores em dois grupos: no primeiro grupo, a atividade física foi feita no início da fase ativa (o que corresponde ao período da manhã para os humanos) e o segundo grupo fez exercício físico na fase inicial de repouso, o que equivale ao período da noite.
Os pesquisadores perceberam que a atividade física durante a manhã aumentou a expressão de genes envolvidos na degradação do tecido adiposo, acelerou a termogênese (produção de calor) e estimulou a ação das mitocôndrias (produção de energia) no tecido adiposo. Todo esse processo é lido como aumento da taxa metabólica.
Em paralelo, cientistas da Universidade de Maastricht, da Holanda, afirmaram que existe um melhor horário para praticar atividades físicas e ver resultado. A opinião deles é que o período da tarde, entre 15h e 18h, é mais eficaz não só para um bom desempenho no exercício, como também para a perda de massa gorda, em comparação com a prática feita pela manhã.
Os pesquisadores envolvidos no estudo não souberam dizer, no entanto, as razões para que isso aconteça, mas que pode ser por uma combinação de fatores, o que exige outras pesquisas.
Qual a frequência ideal para fazer exercícios?
Independentemente de fazer exercícios durante a manhã ou durante a tarde, Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que pessoas com mais de 18 anos pratiquem de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica, de intensidade moderada, por semana. Mas se a intensidade for alta (vigorosa), a recomendação muda para 75 a 150 minutos semanais.
Fonte: Sports Medicine, NIH, The Conversation