E-mail marketing | 12 dicas para criar campanhas eficazes
O ambiente virtual se tornou um grande catálogo de serviços e produtos. Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte, uma pessoa pode receber de 400 a 10 mil comunicações de marcas por dia — dependendo de seu nível de conectividade. Os números servem de alerta sobre a alta concorrência e a necessidade de ter uma boa estratégia para fisgar a atenção dos consumidores. Uma delas é o e-mail marketing.
Uma boa campanha de e-mail marketing pode aumentar as vendas em até 138%, segundo dados da empresa de consultoria Convince and Convert. Dentre outros benefícios da modalidade, estão: maior tráfego para o site, captura de leads, apresentação de produtos e serviços, e melhor relacionamento com o cliente.
Para se destacar entre os concorrentes, a KingHost, empresa de hospedagem, listou 12 dicas para melhorar os resultados do seu negócio através do e-mail marketing. Confira:
12 dicas para campanhas de e-mail marketing
1. Escolha um bom assunto
Em meio a centenas de e-mails recebidos diariamente, o assunto é o que vai diferenciar o seu dos demais. Dessa maneira, é fundamental caprichar e ir testando para identificar qual formato atinge melhor o seu público. Utilize emojis, perguntas, palavras-chave, entre outros recursos.
2. Cuidado com a diagramação
Na hora de escolher um layout, evite espaços brancos em excesso e dê preferência a cores e contrastes que se comuniquem com a marca. Vale ressaltar que o estilo de diagramação pode interferir no clique, portanto, avalie se é melhor adquirir um template pronto ou iniciar um do zero.
Utilize elementos para transmitir tom de voz da marca e tornar a experiência mais interativa, como cronômetro, ou até gifs divertidos.
3. Pense na experiência mobile
Ao criar um e-mail marketing, é preciso planejar o conteúdo para o formato mobile, entregando a mesma responsividade que o conteúdo para desktop.
4. Capriche no CTA
A chamada para ação (CTA, sigla para call to action) pode aparecer de diversas maneiras em um e-mail, como um botão para realização de uma atividade. Alguns exemplos comuns são: “baixe grátis”, “compre agora” e “inscreva-se”. Esses botões devem ter destaque, com cores chamativas, estarem bem posicionados para serem visíveis e terem espaço de respiro ao redor.
5. Limpe a base de contatos mensalmente
Considerando que algumas plataformas cobram por quantidade de destinatários, limpar a base de contatos significa em economia para a empresa, além de garantir que as soluções chegarão para os clientes que realmente se interessam. A limpeza também vai interferir nas métricas de taxas de aberturas, clique e reputação do domínio.
6. Abuse do Storytelling
Para impactar o consumidor, é preciso contar uma história envolvente. A construção de uma narrativa é a melhor maneira de converter usuários para clientes.
7. Apresente prova social
Adicionar depoimentos, prêmios e reconhecimentos recebidos, acionam o gatilho da prova social. Isto pode acelerar a decisão de uma oportunidade de negócios.
8. Segmente os envios
É importante mapear os grupos com interesses similares para fazer disparos de assuntos específicos. Isso torna a experiência mais personalizada, demonstrando que se importa com os gostos do consumidor.
9. Aplique técnicas de copywriting
O Copywriting, também conhecido como “escrita persuasiva”, é a melhor maneira de anunciar as ofertas imperdíveis contidas no e-mail.
10. Faça testes de dias e horários para disparar
Faça testes para entender o que funciona melhor para cada público, com base na taxa de abertura e nos temas de cada conteúdo. Não existe regra geral quanto a dias e horários de disparos — mas podemos evitar aquela notificação no meio da noite, ou antes do despertador tocar, não é!?
11. Não abuse na quantidade
Enviar uma quantidade excessiva de e-mails diariamente pode acarretar dois comportamentos: descadastramento ou denúncia por spam. Qualidade é melhor que quantidade: entregue o assunto certo para as pessoas interessadas.
12. Ofereça botão de descadastramento
Por fim, para garantir uma relação saudável com os clientes, ofereça o botão de cadastramento de maneira visível e acessível.
*Com informações de Canal Tech