Dia da Cachaça: saiba mais da história e curiosidades sobre esta bebida

Considerada quase um patrimônio nacional, a bebida versátil pode ser consumida pura ou em drinks

Reconhecida internacionalmente, a cachaça ganhou um dia só para ela: 13 de setembro. Presente nos momentos mais descontraídos, é uma bebida que agrada a todos os gostos. Não é à toa que é um dos destilados mais consumidos do Brasil e ainda é a estrela do coquetel queridinho nacional: a caipirinha.

Assim como muitas outras bebidas, a origem exata da cachaça é incerta, mas estima-se que ela tenha sido inventada entre os anos de 1516 e 1532, sendo considerada a primeira bebida destilada da América Latina. Reza a lenda que a cachaça teria surgido como uma variação com cana-de-açúcar na bagaceira, tradicional bebida portuguesa feita a partir dos bagaços de uva destilados.

Ainda segundo a história, o nome da bebida teria surgido do espanhol cachaza, usada para um tipo de vinho consumido em regiões da Espanha e de Portugal. Outras fontes creditam o nome a uma versão feminina de “cachaço”, como os porcos selvagens eram chamados na época. O motivo seria o fato de que o líquido era usado para amolecer a carne do animal antes de seu cozimento e consumo. Devido ao seu antigo processo de destilação, onde pingava do alambique, a cachaça também ganhou o apelido popular de “pinga”.

O Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) estima que o Brasil possua uma capacidade instalada de produção de 1,2 bilhão de litros por ano. No entanto, a produção está estimada entre 700 e 800 milhões de litros/ano. Segundo dados de 2019, do Anuário da Cachaça do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), existem hoje no Brasil 1.086 estabelecimentos produtores de Cachaça e Aguardente de cana registrados.

Curiosidades sobre a cachaça

Atualmente, a cachaça é uma das bebidas mais apreciadas do mundo, sendo equiparada a outros destilados como Conhaque, Whisky, Vodka e similares. Com o selo de qualidade de ótimos produtores nacionais, o destilado se tornou um orgulho do Brasil e base para muitos de nossos incríveis drinks, como as batidas, quentões e, é claro, as indispensáveis caipirinhas.

Caipirinha tradicional que tem como base a cachaça nacional, limão, açúcar e gelo – Foto: Reprodução

Além disso, a cachaça marca presença também no exterior e ainda contribui para o nosso vocabulário:

  • Atualmente, o Brasil produz cerca de 1,2 bilhões de litros de cachaça por ano.
  • A bebida é exportada para mais de 60 países do globo, sendo a Alemanha o principal consumidor externo, respondendo por cerca de 30% das exportações de cachaça.
  • Com mais de 2000 sinônimos, a cachaça é apontada por linguistas e estudiosos como uma das palavras com mais sinônimos na língua portuguesa.

Para celebrar o dia de hoje, a dica não poderia ser outra, não é mesmo? Separe a sua cachaça preferida, corte alguns limões, adicione gelo, mexa bem e brinde com a clássica caipirinha de limão. Saúde a todos!

*Redação Revista Pepper.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *