DF sedia primeira edição de feira nacional de vinhos
Expovitis Brasil 2024 será realizada, de sexta (19) a domingo (21), no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF; Emater terá estande para troca de experiências
O Distrito Federal sedia a primeira edição da Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo, a Expovitis Brasil 2024. O evento reunirá produtores de vinho de todas as regiões do país de sexta (19) a domingo (21), no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF. O Governo do Distrito Federal (GDF) apoia a iniciativa por meio das secretarias de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e de Turismo (Setur) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF).
Serão 70 vinícolas com estandes de degustação de mais de 250 rótulos, reunindo em um só local enogastronomia, enoturismo e palestras. O evento também terá shows de Zeca Baleiro, Kleiton e Kledir e 14 Bis.
Um dos organizadores do evento, o produtor Carlos Vitor Silva, explica que a feira surgiu a partir da ideia de aproveitar que a produção de uvas para vinificação está em franco crescimento na capital do país para reunir vinícolas de todo o Brasil aqui.
“Brasília talvez seja a maior consumidora de vinho nacional do mercado, e a feira vai trazer rótulos nacionais para o brasiliense ter a oportunidade de conhecer essa produção. Além disso, é mais uma oportunidade de negócios para os produtores, que estão apresentando ótimos vinhos”, afirma.
A uva é uma das maiores culturas produzidas no DF e fechou o ano de 2023 com produção bruta convencional de 818.950 toneladas colhidas, com participação de 7,21% na agricultura frutífera local e movimentando um montante de R$ 9.131.292,50.
Rota das Uvas
Durante as celebrações do aniversário de Brasília, em abril, o GDF lançou a Rota das Uvas de Brasília. A iniciativa será mais um polo de geração de emprego e renda, com o fomento da cadeia produtiva em torno da fruta.
O lançamento foi feito no PAD-DF, durante a inauguração da Vinícola Brasília, que surgiu a partir da união de dez vinhedos de famílias que chegaram ao DF no final da década de 1970 e início de 1980. De acordo com os proprietários, são cerca de 100 empregos diretos e potencial para mais outros 800 indiretos em torno da cadeia produtiva que envolve a vinícola.
A técnica utilizada pelos produtores do DF é conhecida como dupla poda, realizada nas parreiras duas vezes ao ano, que faz o ciclo de colheita das frutas ocorrer entre julho e agosto, período em que os dias quentes e as noites frias auxiliam na maturação das frutas.
Os ingressos da Expovitis e a programação completa do evento estão disponíveis no site. A degustação nos estandes está incluída nos pacotes. Os tíquetes para conhecer as vinícolas são vendidos separadamente e também podem ser acessados no site da feira.
*Com informações de Agência Brasília