DF se prepara para receber desfiles das escolas de samba
Estrutura montada no Eixo Ibero-Americano passa pelos últimos retoques para os três dias de apresentações, de sexta (23) a domingo (25)
A passarela montada no Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte) está em estágio final de montagem para receber o desfile das escolas de samba do Distrito Federal, que ocorre neste fim de semana, dos dias 23 a 25 de junho.
As obras de pavimentação asfáltica (fresagem e recapeamento) incluem uma área de 8,8 mil metros quadrados e um investimento de R$ 950 mil. Ao todo, o Governo do Distrito Federal (GDF) destinou R$ 7 milhões para 13 escolas de samba, totalizando 13 cidades diferentes contempladas com o recurso público.
De acordo com Sol Montes, subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural, a logística envolve diretamente mais de 4 mil pessoas, entre desfilantes e pessoas contratadas. O público estimado durante os três dias de desfile é de 40 mil pessoas.
“É o maior espetáculo da cidade, que estava enterrado há quase uma década. Estamos em um processo muito interessante de resgate da maior manifestação de cultura popular dessa cidade, que é o desfile das escolas de samba”, ressaltou.
O Distrito Federal está há nove anos sem desfile das escolas de samba. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, ressalta a representatividade do setor para a economia e a cultura de Brasília, por envolver uma cadeia grande de produtores.
“Aqui você não vê apenas o samba sendo exibido. Estão presentes a gastronomia, o vestuário, o design, uma série de atividades. Está aí a razão de todo esse investimento. São escolas que têm história. Esse é um grande palco para uma grande volta”, observou.
O secretário concluiu fazendo um convite ao público da capital: “Venham ver os artistas do carnaval e do samba, aplaudir essa moçada que tem um potencial enorme para apresentar muita coisa e nos dar muita alegria”.
*Com informações de Agência Brasília