Deu certo! NASA confirma que sonda Parker Solar está bem após “tocar” o Sol
A NASA confirmou que a sonda Parker Solar está segura e funcionando normalmente após realizar sua aproximação máxima do Sol. A espaçonave ficou a apenas 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar na terça (24) quando atravessou a coroa, a atmosfera mais externa do Sol, para ajudar os cientistas a entenderem melhor a estrela mais próxima da Terra.
Segundo a NASA, a equipe de operações na Universidade Johns Hopkins recebeu um sinal na quinta (26), confirmando que tudo correu bem durante o procedimento. Já os dados que detalham a telemetria devem ser enviados em 1º de janeiro. Em comunicado, a agência espacial declarou que a Parker passou pela atmosfera do Sol a 692 mil km/h, encarando 982 ºC.
“A sonda Parker Solar ligou para casa! Após ficar a 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar em 24 de dezembro, o sobrevoo mais próximo na história, recebemos o som da Parker Solar, confirmando que ela está segura”, explicou a NASA em uma publicação no X/Twitter.
“Este estudo próximo do Sol permite que a Parker Solar colete medidas para ajudar os cientistas a entenderem melhor como o material nessa região chega a milhões de graus, que descubram a origem do vento solar [o fluxo contínuo de material escapando do Sol] e descubram como as partículas energéticas são aceleradas quase à velocidade da luz”, explicaram.
A sonda Parker Solar foi lançada em 2018 e vem ficando cada vez mais perto do Sol ao longo das suas órbitas ao redor da estrela. Através de sobrevoos por Vênus, a espaçonave conseguiu se aproximar gradualmente da estrela.
*Com informações de NASA