Divulgação

Depois da harmonização facial, conheça agora a harmonização escrotal

A anestesista e médica esteticista Carla Nascimento, 42, se divide entre anestesiar pacientes em um hospital no meio da Amazônia e anestesiar o saco escrotal de homens que chegam ao seu consultório em um bairro nobre de São Paulo.

Eles a procuram porque estão insatisfeitos com a aparência deste órgão esquecido pelos manuais de beleza. Se a fixação masculina pelo pênis é notória, a bolsa escrotal sempre foi uma espécie de cotovelo dos órgãos genitais: ignorado, escanteado, indigno de preocupações estéticas.

Não mais. Há cerca de dois anos, a médica carioca começou a realizar um procedimento conhecido na Europa e nos Estados Unidos: o “scrotox”, ou a aplicação de toxina botulínica no saco escrotal.

O objetivo é deixar o órgão menos enrugado e, se possível, aumentá-lo de tamanho. Um vídeo despretensioso sobre o procedimento postado por Carla em seu perfil no Instagram, no dia 10 de março, teve grande repercussão, com cerca de 3.000 visualizações e 900 compartilhamentos.

“Nunca imaginei que fosse repercutir assim”, diz ao TAB. “Nem fui eu quem escolhi o conteúdo. Abrimos uma caixinha de perguntas e um paciente quis saber sobre o scrotox. Dei tão pouca importância que nem assisti ao vídeo. Aí virou uma loucura, recebi ligações e mensagens do Brasil inteiro”, conta Carla.

Nos comentários do vídeo, dúvidas sobre a possibilidade de que o scrotox cause infertilidade no homem (não causa, segundo Carla), vivas para o fato de os homens estarem se cuidando mais, esclarecimentos da médica (“alisamento, só do saco escrotal. As bolas já são e continuam lisas”) e gente duvidando de que os europeus sejam fãs do procedimento. “Pessoal não faz as unhas e sequer arruma os dentes? Duvido que cuide da bolsa escrotal.”.

Por que alisar?

A toxina botulínica paralisa a musculatura do local onde é aplicada. Seu uso estético é muito comum e relativamente antigo, tanto por mulheres quanto por homens. Em regra, suaviza rugas e outras marcas de expressão no rosto.

Mas qual é o sentido de aplicar em uma parte do corpo que sempre foi enrugada? Não se trata de rejuvenescer sua aparência, já que nenhum homem viveu um período de saco escrotal liso para lembrar dele com saudosismo.

“O saco é enrugado por causa da contração da sua musculatura”, explica a médica. “Por algum motivo, alguém achou que era esteticamente mais bonito ter um saco liso. Também diminui o suor e aumenta a sensibilidade do órgão, o que pode trazer uma melhora na vida sexual.”

Carla é formada em medicina pela Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e sua primeira especialização foi em anestesiologia, mas ela sempre gostou de medicina estética. Fez uma pós-graduação na área e hoje se divide entre atuar como anestesista no Hospital Regional de Itaituba (PA) e como médica esteticista em seus consultórios em Santarém, na mesma região paraense, e no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo.

“Sou completamente apaixonada por atuar como anestesista. Tanto que agora estou em um hospital no meio da Amazônia onde ganho, em um plantão, menos do que recebo por um procedimento estético”, esclarece a médica. “Decidi que não quero a anestesia fora da minha vida, apesar de hoje estar mais focada em estética.”

Carla tem plena consciência de que seu vídeo viralizou também como piada, já que o “scrotox” ainda é pouco conhecido no Brasil e um procedimento com esse nome não escaparia de virar galhofa. “O que mais me deixou surpresa foi ver colegas médicos que não conhecem nem a aplicação para casos de doença”, diz a médica.

Ela se refere a quadros como testículo retrátil — quando o testículo pode subir até o abdômen. Carla não trabalha com esse tipo de caso, que demanda intervenção de um médico especializado. Seus pacientes querem soluções para outras necessidades.

*Com informações de Tab Uol

Related post

1 Comment

  • Como é q é?Scrotox? Kkkkk

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *