Curiosidade: Você sabe como surgiu os dias da semana?
A semana é um período correspondente a sete dias, onde a expressão vem do latim, que significa sete manhãs. Quer saber mais sobre a origem dos dias da semana? Confira abaixo!
A divisão da semana em sete dias começou na Babilônia, civilização que ocupou a região da Mesopotâmia e teve o seu auge dois mil anos antes de Cristo.
O uso do número sete tem a ver com sua crença na existência de sete planetas no sistema solar. A crença se espalhou entre os egípcios, gregos e romanos. Depois de um exílio na Babilônia, no século seis antes de Cristo, os judeus também adotaram um calendário com sete dias. Para os babilônios e judeus, o sétimo dia era especial, ainda que por motivos diferentes. Os primeiros proibiam uma série de atividades no sétimo dia, considerado como um dia de “má sorte”, aproveitando para fazer orações e ofertas aos seus deuses. Já os judeus reservavam o sétimo dia para o descanso e adoração a Deus.
No início da Revolução Industrial veio a origem dos dias úteis. Os operários trabalhavam 14/16 horas por dia, durante pelo menos seis dias por semana. O domingo era o dia de folga para que os trabalhadores católicos pudessem cumprir as doutrinas da religião.
A semana com cinco dias de trabalho começou a ser instituída em algumas fábricas para acomodar os hábitos dos trabalhadores judeus, que usam o sábado como um dia de oração.
Como surgiu o final de semana?
Tudo começou após a Revolução Industrial quando a classe operária da Inglaterra lutou por direitos de trabalho mais justos e menos exploratórios. Antes, as folgas só eram possíveis apenas por motivos religiosos e o funcionário não recebia pelo dia que não trabalhava. Ou seja, nesta época as pessoas trabalhavam de segunda a segunda em horários absurdos e mal tinham tempo e dinheiro para viver e se divertir.
Quando finalmente os trabalhadores foram ouvidos e receberam seus direitos, foi o momento de escolher quando seria este repouso e curiosamente a escolha foi: sábado e domingo. Mas por quê? Pois bem, antigamente, durante a Roma Antiga, aqueles adeptos às religiões pagãs guardavam o sábado para orar ao deus Saturno já que este era quem regia a agricultura, logo era no sábado que todos os ‘fiéis’ agradeciam pelas ótimas colheitas anteriores e pediam por dias ainda melhores. Já domingo vem da tradição cristã por ser um dia considerado sagrado, isto porque Jesus ressuscitou dos mortos neste dia. Por conta disso, os cristãos consagraram o domingo ao Senhor para que os fiéis pudessem frequentar suas missas e cultos mais tranquilamente.
Isso ocorreu em 1920, quando o fundador das indústrias, Henry Ford, decidiu implantar um regime de trabalho feito de cinco dias úteis, seguidos de dois dias de folga, com oito horas de trabalho em cada dia. Ele percebeu que os empregados produziam mais e melhor sob este regime, garantindo a eles mais horas de sono, de descanso e de lazer.
Hoje ainda é terça-feira, meus amigos, mas eu mal posso esperar pelo final de semana, e vocês? Esta sim é uma benção que todos merecem após cinco longos dias de trabalho e correria.
*Redação Revista Pepper.