Cuidados nos Treinos em Academia
Na sessão de hoje iremos abordar 5 cuidados importantes que devemos ter antes e após o treino na musculação.
- Alimentação
Este cuidado é fundamental aos adeptos da musculação. O ideal é que procure um nutricionista ao iniciar a prática regular de exercícios físicos, pois este profissional poderá traçar estratégias que irão lhe ajudar a alcançar o seu objetivo o mais rápido possível.
Cuidado com as informações errôneas que encontramos na internet. Existem várias dietas restritivas, ou seja, com baixíssima ou nenhuma caloria, que, ao ser realizada com exercícios, podem ser prejudiciais e gerar mal-estar como tonturas ou desmaios. A ingestão inadequada de nutrientes com baixa caloria pode produzir um efeito deletério ao organismo que é o catabolismo (quando nosso organismo utiliza da proteína do nossos músculos para nutrir todas as nossas funções).
Neste caso, se nossa balança energética estiver desequilibrada, ou seja, se eu estiver gastando mais calorias (nos treinos e nas atividades do dia a dia) que ingerindo o meu corpo poderá começar a perder massa muscular, o que não é nada bom, pois não vou “crescer” nem mesmo ficar “durinha”.
O contrário também não é muito inteligente. Recorrer ao uso de suplementos alimentares, visando acelerar o ganho de massa muscular sem a orientação adequada de um endocrinologista ou nutrólogo, ou mesmo de uma nutricionista, pode ser muito arriscado.
A alimentação bem equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas, permite resultados melhores e mais duradouros, estando atrelado à mudança de comportamento e um boa orientação.
- Hidratação
Não se esqueça de manter a hidratação do corpo antes, durante e após o treino. Dependendo do local onde vive, a hidratação deverá ser redobrada, como no caso de regiões com baixa umidade relativa do ar.
- Roupas adequadas
O uso de roupas e sapatos confortáveis são fundamentais e pode evitar alguns acidentes e prevenir possíveis lesões ou mesmo acidentes.
- Aquecimento
O aquecimento antes do treino serve para preparar o corpo para o esforço que será realizado. Na literatura científica, temos algumas divergências com relação ao tempo de aquecimento para iniciar os exercícios de musculação, assim como, se o melhor é alongar, ativar a musculatura com exercícios de flexibilidade, ou mesmo realizar aquecimento na esteira, bicicleta, elíptico, escada entre outros equipamentos. Oriente-se com o profissional de educação física que estiver lhe assistindo sobre qual estratégia será melhor para o seu caso. Mas lembre-se: fazer exercício com desconfortou ou dor, ainda que momentânea, não é o ideal.
- Individualidade dos treinos
O melhor da musculação é a individualização dos treinos. Ela deverá ser planejada somente para você atingir os seus objetivos. Então, nada de ficar competindo com o amigo que pega mais peso, que realiza o maior número de exercícios ou que fica mais tempo na academia se exercitando. É muito comum se lesionar nestas atividades.
Além dos cuidados, precisamos ter foco e resiliência para alcançar os objetivos a que nos propomos. Por isso, lembre-se da recomendação: perder de 0,5 a 1 kg por semana é saudável. No entanto, ganhar 1kg de massa muscular por semana é quase imimpossível. Então, nada de loucuras!
Lembre-se: você terá excelentes resultados se souber identificar qual o tipo de exercício físico lhe deixa mais estimulado a praticar. Sua adesão será maior se fizer o que gosta.
Na próxima sessão iremos abordar os tipos de treino que temos na musculação, não perca!
Dr. Silvânia Leal é fisioterapeuta e educadora física, Doutora em Ciência, com experiência clínica e pesquisa em osteopatia, fisioterapia clínica e esportiva, dor crônica, motricidade humana entre outras áreas da saúde.
Contato: (61) 99965-1244 @believe; (61) 99999-6278 @renovefisio;