Cuidados nos Treinos em Academia
Nesta série iremos abordar os treinos nas academias de musculação, relatar alguns cuidados, falar sobre quem pode malhar e quais os tipos de treino na musculação.
As academias se tornaram muito populares nas últimas décadas. Os treinos realizados na academia utilizando aparelhos com peso, ou mesmo com pesos livres, são conhecidos como musculação.
A musculação é o tipo de exercício físico muito praticado e é recomentado para a manutenção da saúde, aumento da massa muscular, aprimoramento do desempenho de atletas e na reabilitação física.
Estudos na área da saúde, que evidenciam os benefícios da prática de exercícios físicos através da musculação, estimulam, cada dia, a adesão de mais pessoas nas academias.
A musculação pode ser realizada por homens e mulheres de diversas faixas etárias, pois é muito versátil e totalmente personalizável.
Embora existam muitos benefícios ligados à musculação, há várias recomendações e cuidados a serem tomados. Não é simplesmente se matricular e começar a malhar. Alguns cuidados são indispensáveis ao bom desenvolvimento da musculação, evitando efeitos contrários à saúde do corpo.
Fique atento à essa dica antes de iniciar os treinos na academia:
Faça uma avaliação inicial com os profissionais de saúde.
Verificar o estado atual de saúde e buscar o aconselhamento dos profissionais corretos é mais que investimento na saúde, é qualidade de vida.
Não faça avaliações ou tome decisões em relação a sua saúde por si só. Você, melhor do que ninguém, conhece seu corpo, mas o profissional de saúde poderá lhe orientar e ajudar a alcançar os seus objetivos de forma mais segura, eficiente e eficaz.
Quais são os profissionais de saúde que poderão lhe ajudar e aconselhar antes de iniciar a prática regular de exercício físico:
– Médico, preferencialmente um cardiologista, afim de, verificar os exames laboratoriais e cardíacos. A avaliação do cardiologista é imprescindível para verificar a possibilidade de restrições à pratica de exercícios físicos.
– Fisioterapeuta: caso tenha algum desconforto ou dor é melhor realizar uma avaliação fisioterapêutica, a fim de evitar compensações neuromusculares que poderão desencadear lesões por sobrecarga ao esforço. É comum, com menos de três meses de início da pratica regular de exercício físico, que as pessoas relatem dores em algumas partes do corpo como coluna, joelhos, ombro e cotovelo.
– Nutricionista poderá ajudar na reeducação alimentar ou mesmo na prescrição da ingesta calórica que irá comungar com os seus objetivos sejam eles: emagrecimento, hipertrofia ou busca por uma melhor qualidade de vida.
– Profissional de Educação Física irá planejar, periodizar, prescrever e orientar qual o melhor tipo de treino para que você alcance os seus objetivos de forma mais eficiente.
Na próxima sessão iremos abordar os cuidados básicos antes e após a prática da musculação não perca!
Dr. Silvânia Leal é fisioterapeuta e educadora física, Doutora em Ciência, com experiência clínica e pesquisa em osteopatia, fisioterapia clínica e esportiva, dor crônica, motricidade humana entre outras áreas da saúde.
Contato: (61) 99965-1244 @believe; (61) 99999-6278 @amanda-munizrenovefisio;
1 Comment
Excelente profissional! Tudo muito esclarecedor!!