Coral verdadeira vomita cobra após ser capturada em Jaraguá do Sul (SC)
De acordo com o biólogo Gilberto Ademar Duwe, a serpente regurgitou o alimento ao sentir que estava ameaçada
Um vídeo flagrou o exato momento em que uma cobra vomita uma outra serpente, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. A coral regurgitou uma cobra d’água que tinha comprimento parecido ao da predadora.
Segundo o biólogo Gilberto Ademar Duwe, que divulgou o vídeo no Instagram, a coral foi encontrada no quintal de uma casa. Com o susto da presença do animal, algumas pessoas tentaram matar a cobra antes da chegada de Gilberto.
O momento mais peculiar da captura foi quando a coral iniciou o processo de regurgitar o alimento que estava dentro dela — uma cobra d’água. Com movimentos de contração do corpo, a serpente foi expulsando o animal predado de pouco em pouco.
De acordo com Gilberto, as corais tradicionalmente caçam outras cobras, incluindo espécies peçonhentas, como a jararaca.
“No Brasil temos mais de 30 espécies de cobras corais e uma das características desse grupo de serpentes é justamente o fato delas comerem outras cobras. A refeição delas é comer outras cobras”, conta o biólogo
O vômito da coral é uma tentativa de expulsar o alimento do corpo para torná-la mais veloz para fugir quando se sente em perigo. Caso ela ainda estivesse comendo a cobra d’água, ela pararia imediatamente e começaria a regurgitar, afirma Gilberto.
Diferente de outras cobras, a coral não oferece perigo aos seres humanos quando se sente acuada. Assim como no vídeo, o objetivo dela é fugir para sobreviver.
*Com informações de R7 e UOL