Conheça Renaissance, filme que trouxe Beyoncé ao Brasil
O Brasil foi surpreendido na última quinta-feira (21) pela chegada de Beyoncé em Salvador, na Bahia. Sem nenhum aviso, a cantora desembarcou no país para fazer um rápido discurso no Centro de Convenções da cidade, onde acontecia uma festa de divulgação do seu documentário Renaissance: A Film by Beyoncé.
O título, que acaba de chegar aos cinemas de todo o país, foi o grande motivo da vinda da cantora ao Brasil, que disse estar feliz por oferecer essa experiência aos brasileiros, após não ter conseguido trazer a turnê Renaissance para cá.
A surpresa e o caos instalado pela sua chegada fizeram com que muitos holofotes fossem colocados sobre o longa-metragem, que estreou nos EUA em 1º de dezembro e arrecadou nada menos do que US$ 11,5 milhões (aproximadamente R$ 53 milhões), apenas no seu primeiro dia.
Do que fala o documentário Renaissance: A Film by Beyoncé?
Produzido pela Parkwood Entertainmen, Renaissance: A Film by Beyoncé é um filme-concerto roteirizado e dirigido pela própria Beyoncé, que retrata os bastidores da turnê Renaissance, ocorrida ao longo de 2023.
O título mostra não apenas o processo de criação das apresentações, mas também o desenrolar da turnê, desde sua estreia em Estocolmo, na Suécia, até o encerramento em Kansas City, Missouri. Além disso, ele se concentra especialmente no envolvimento de Beyoncé com os shows, mostrando como a cantora participa de todos os aspectos de sua produção e busca de fato criar um legado por meio de sua arte.
Muito aclamado desde sua estreia, o filme conseguiu avaliações bastante positivas em sites agregadores de críticas, conquistando 97% de aprovação da mídia especializada no Rotten Tomatoes, 86 de Metascore no Metacritic e nota 8.8 do público no IMDb.
Sucesso também nas telas
Essa não é a primeira vez que Beyoncé se arrisca como diretora em produções que mostrem mais de seu processo criativo, suas apresentações e mesmo sua vida pessoal.
Além de um documentário de 2013 chamado Beyoncé: A Vida não é Apenas um Sonho, feito em parceria com a HBO e no qual Beyoncé se mostra para além da celebridade que se tornou, a artista também esteve envolvida em dois outros projetos mais recentes.
Um deles, de 2019, é o documentário Homecoming, lançado pela Netflix e responsável por mostrar tudo o que aconteceu por trás de sua histórica apresentação no Coachella de 2018. Já o outro, de 2020, é o álbum-visual Black Is King, lançado pelo Disney+ e feito para acompanhar a trilha sonora do live-action de O Rei Leão, também produzida pela cantora.
Agora, com o filme de Renaissance, Beyoncé se consagra de vez nas telonas, mostrando que é também uma musa inspiradora para além dos palcos.
*Com informações de Canal Tech