Conheça o berço das estrelas
O telescópio James Webb revelou detalhes do berçário de estrelas da nebulosa Carina, localizada a cerca de 7.600 anos-luz de distância da Terra. As imagens, tiradas em julho deste ano, passaram agora por uma análise mais completa pelos cientistas da NASA, que descreveram toda a atividade energética dos Penhascos Cósmicos, região gasosa que é parte do aglomerado estelar conhecido como NGC 3324.
O termo Penhascos Cósmicos diz respeito ao visual que a dinâmica responsável pela formação de estrelas (pontos amarelos brilhantes) vai esculpindo no espaço. Isso cria a aparente paisagem de montanhas e vales no aglomerado (em tom alaranjado), com picos que podem chegar a 7 anos-luz de altura.
A imagem ainda destaca o fluxo de hidrogênio molecular (em vermelho), um ingrediente fundamental para a formação estelar e excelente rastreador de seus estágios iniciais. Já o “vapor”, que parece sair dos “paredões”, é na verdade gás ionizado e poeira expulsos do NGC 3324 devido à intensa radiação.
A análise de imagens tiradas pelo telescópio James Webb mostrou detalhes da atividade energética formadora de estrelas presente nos Penhascos Cósmicos, região da nebulosa Carina
*Com informações de NASA/Reprodução