Conheça Chico, o cachorro que reforça o policiamento no aeroporto de Brasília
A equipe da Polícia Militar do Distrito Federal ganhou um reforço para cuidar da segurança no Aeroporto Internacional de Brasília: o cachorro, Chico. Auxiliando na fiscalização, o mascote é pura energia e animação.
Chico é um pastor belga malinois, raça muito utilizada pela Polícia Militar e pela Polícia Civil. O mascote mora no Batalhão de Policiamento com Cães (BPCCAES), mas o cabo Ítalo Lemos, que cuidou de todo seu treinamento, planeja ainda poder levá-lo para a casa dele.
Estou me preparando pra receber ele, de vez, na minha casa. Eu já pego ele durante as folgas […] logo, logo, ele vai morar comigo”, diz o militar.
O cabo cuida de todo treinamento do Chico, que chegou ao batalhão com 45 dias de vida. Aos 10 meses ele começou o trabalho das ruas do Distrito Federal. Aos dois anos e meio, as aulas continuam e são focadas na abordagem policial e treinos físicos, além do teste de reconhecimento de drogas pelo olfato.
A rotina de Chico e cabo Ítalo passa pelas rondas, nas diversas áreas do Aeroporto JK. O trabalho do cachorro é encontrar drogas e armas.
De acordo com o militar, o animal consegue diferenciar muito bem os momentos de trabalho e os de descanso. Entre um turno e outro, Chico descansa dentro de uma das viaturas da PM e, quando está “de folga”, segundo cabo Ítalo, o mascote gosta de caminhar pelo Parque da Cidade.
“Eu sou suspeito pra falar, mas ele é muito carinhoso e engraçado. Mesmo priorizando os treinamentos dele é importante ter uma ligação, e eu tenho”, diz o militar.
*Com informações de G1