Conheça as 7 Maravilhas da Natureza
Dentre vários paraísos espalhados pelo mundo, alguns deles se destacam e dois estão localizados no Brasil
A Fundação New7Wonders, o New7Wonders Of Nature, que em português significa ‘setemaravilhas naturais do mundo’, criou uma lista de sete maravilhas naturais escolhidas pela população através de uma votação global. A ideia surgiu em 2007, pelo canadense-suíço Bernard Weber, e teve o total de 100 milhões de votos em todo o mundo. A votação foi feita por mais de 440 participantes, que representaram mais de 220 nacionalidades diferentes, no qual foi feita uma qualificação de todos os países concorrentes.
No dia 7 de julho de 2007, por recomendações do Panel of Experts, comandado pelo diretor-geral da UNESCO, Federico Mayor, 77 lugares puderam ser listados para disputa. Depois, no dia 21 do mesmo mês, foram liberados os 28 finalistas oficiais. Mas apenas no dia 11 de novembro de 2011 a votação foi encerrada, dando enfim, os nomes dos lugares que ganharam o novo título! Ficou curioso para saber quais são os lugares do mundo eleitos como uns dos mais lindos da natureza? Então, confira abaixo!
1. Floresta Amazônica
Maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica tem cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, divididos nos territórios de sete países da América do Sul: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname, Venezuela, Peru e Brasil (a maior parte fica nos dois últimos países). Lá também é o lar de centenas de povos indígenas!
2. Baía de Ha Long
A Baía de Ha-long é uma extensão localizada no Vietnã, onde as ilhas e rochas se encontram sob um belo mar limpo e azul esverdeado. Um verdadeiro paraíso natural! Seu nome é originado de uma lenda que diz que um grande dragão vivia nas montanhas e correu até o mar, fazendo com que sua cauda cavasse vales, que mais tarde foram preenchidos com água, deixando pedaços de pedra na superfície. Daí surge o nome Baía de Ha Long, que em português pode ser lido como “Onde o Dragão entra no Oceano”.
3. Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina, forma um dos maiores conjuntos de quedas d’água do mundo: são 275. A mais alta é a Garganta do Diabo, com aproximadamente 80 metros de altura. O local está cercado por dois parques nacionais de florestas subtropicais, lar de centenas de espécies raras e ameaçadas de extinção. O lugar consegue se tornar ainda mais belo em época de chuva, porque a vazão de água sai de sua vazão natural de 1,5 mil metros cúbicos por segundo e aumenta em até dez vezes, podendo chegar a 11.000 m³ por segundo.
4. Ilha de Jeju
A ilha vulcânica de Jeju fica localizada na Coreia do Sul, e conta com a montanha mais alta do país: Hallasan, onde há um vulcão adormecido, com cratera a 1.950 metros de altura. No entorno, estão outros 300 vulcões menores. Lá também é possível encontrar lagos, cachoeiras, fósseis de animais e conchas. Um paraíso talvez um pouco perigoso, mas esculpido pelas antigas erupções.
5. Parque Nacional de Komodo
OParque Nacional de Komodofica localizado em Tenggara, na Indonésia e foi inaugurado em 1980. É uma ilha com origem vulcânica, cercada por outras ilhas menores, todas em meio a um mar paradisíaco. Além disso, é um enorme habitat para espécies variadas como mais de 1000 espécies de peixes, 260 espécies de corais e mais de 70 espécies de esponjas. Lá também é possível encontrar baleias, golfinhos e tartarugas marinhas.
6. Parque Nacional de Puerto Princesa
Localizado em Palawan, Filipinas, o Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa é conhecido pela junção do relevo de calcário com um rio subterrâneo, que emerge diretamente para o mar e pode ser até considerado cenário de filme. O parque possui, aproximadamente, 2.900 hectares, com mais de onze ecossistemas diferentes. Também possui uma variedade de animais, como pequenos pandas e texugos.
7. Montanha da Mesa
Localizada na Cidade do Cabo, a montanha é um resultado de seis milhões de anos de erosões.Ela atinge uma altitude de aproximadamente 1084 metros e 3 km de comprimento, e compõe o anfiteatro natural que rodeia a Baía da Mesa. O local possui a maior diversidade floral do planeta. São mais de 1500 espécies diferentes espalhadas pela cidade. Um verdadeiro paraíso natural!
Qual a diferença entre as sete maravilhas da natureza e as sete maravilhas do mundo?
As maravilhas da natureza são paisagens que não tiveram intervenção do homem de maneira alguma. Em contrapartida, as maravilhas do mundo são consideradas aquelas construções e pontos conhecidos, criados pelo ser humano. Por exemplo:
- Grande Muralha da China – China
- Petra – Ma’an, Jordânia
- Coliseu – Roma, Itália
- Chichén Itzá – Chichén Itzá, México
- Machu Picchu – Cusco, Peru
- Taj Mahal – Agra, Índia
- Cristo Redentor – Rio de Janeiro, Brasil
*Redação Revista Pepper