Conheça alguns dos museus mais bizarros do mundo
Nem sempre museus são um assunto que remete a grandes exposições de arte. Alguns deles surpreendem, especializando-se em assuntos curiosos e inusitados.
A Pepper selecionou os museus mais estranhos do mundo. Confira abaixo!
Museu dos Términos de Relacionamento
Terminar um relacionamento pode ser doloroso para uma ou ambas as partes, mas você já imaginou visitar um museu dedicado a isso? Pois bem, ele existe e fica localizado em Zagreb, na Croácia.
O museu foi criado pelos artistas Dražen Grubišić e Olinka Vištica e lá são exibidas lembranças de relacionamentos que não foram “felizes para sempre”. Por lá existem mais de 2 mil itens, entre eles: ursinhos de pelúcia, cartões postais, cartas, isqueiros e lembranças mais incomuns, como a prótese de uma perna, uma garrafa cheia de lágrimas e um machado que foi usado para danificar os móveis de um marido infiel. Loucura, né?
Museu Subaquático
O Museu Subaquático de Arte foi inaugurado em 2009 nas águas azuis que banham Cancun, Isla Mujeres e Punta Nizuc. Por lá, podem ser encontradas cerca de 500 esculturas em tamanho real fixadas no fundo do mar. Os visitantes podem explorar o museu por meio de um barco com fundo de vidro ou por mergulho com tubo de respiração.
Museu do Esgoto
Um endereço elegante à beira do Rio Sena, frente à Ponte de l’Alma, é a porta de entrada a um museu extravagante da capital francesa. O Museu do Esgoto leva os visitantes a conhecer a história e as origens do sistema de tratamento das águas de Paris, com um passeio pelo coração da rede de esgotos e registros de diferentes tipos.
Museu da Tortura
A bizarrice não tem fim.
Localizado em Amsterdã, na Holanda, o Museu da Tortura apresenta aos visitantes a história obscura da Europa em tempos que a tortura e execuções eram comuns e aceitas pelas leis. Ao todo são cerca de 40 instrumentos de torturas expostos com tutoriais que explicam cada uma das histórias e seu uso na sociedade, entre eles está: uma cadeira da inquisição coberta de espinhos e espadas que eram usadas para decapitação.
Museu da Arte Ruim
Por essa eu tenho certeza que você não espera! Com um nome desses não é nada convidativo, não é mesmo?
O Museu da Arte Ruim possui duas unidades, uma em Dedham e outra em Somerville. Por lá, podem ser encontrados cerca de 500 itens e o principal objetivo dele é celebrar as peças de artistas cujo trabalho (bem feio) não seria exibido em nenhum outro lugar.
Esses foram alguns dos museus mais bizarros do mundo, mas existem muitos outros espalhados por aí. O que você achou? Conte para a gente nos comentários!
*Redação Revista Pepper.