Conheça 10 curiosidades sobre o Emmy, que acontece na próxima segunda (15)

Acontecendo quatro meses após a data prevista, a 75ª edição será transmitida na TNT e no HBO Max

O Emmy Awards terá sua 75ª edição, referente ao ano de 2023, na próxima segunda-feira (15). A premiação é a principal do ano para as séries, minisséries e filmes feitos para a TV. Tradicionalmente realizada em setembro, a cerimônia do ano passado foi adiada para esse mês devido às greves de roteiristas e atores em Hollywood.

A lista com os indicados foi divulgada em julho do ano passado e traz a série da HBO “Succession” na liderança com 27 indicações. Logo atrás temos “The Last of Us” com 24, “The White Lotus” com 23 e “Ted Lasso” com 21.

Confira 10 curiosidades sobre o Emmy:

Quando aconteceu o primeiro Emmy?

O prêmio foi estabelecido em 1946 pelo fundador Syd Cassyd e o presidente Edgar Bergen, porém, a primeira cerimônia só aconteceu em 25 de janeiro de 1949, no Hollywood Athletic Club. Na ocasião, os ingressos custavam cinco dólares e apenas cinco prêmios foram oferecidos naquela noite.

A ventríloqua Shirley Dinsdale, da KTLA, de 20 anos, e sua companheira fantoche Judy Splinters receberam o primeiro Emmy de todos os tempos – de Personalidade Mais Destacada na Televisão. 

Qual origem do nome “Emmy”?

O nome “Emmy” vem de “immy” que é um apelido utilizado para os tubos de câmera de imagem/vídeo que foram fundamentais no desenvolvimento técnico da televisão.

O que representa a estatueta do Emmy?

A “Emmy” que é a mulher presente no troféu e suas asas representam a “musa da arte”. Já o átomo e os elétrons que aparecem em sua mão, representam a ciência e a tecnologia da televisão. Vale citar que a Academia da Televisão considerou 47 propostas antes de escolher o projeto do engenheiro de televisão e designer Louis McManus.

A estátua é moldada e depois revestida em cobre, níquel, prata e ouro; seu processo leva mais de cinco horas. Para comemorar o 75º aniversário do Emmy Awards, a Academia deu um toque sutil no troféu desta edição: a base da estatueta icônica recebeu um elegante “75” gravado.

Emmy e seus pilares

Além da categoria principal, o “Television Academy” que foca nas grandes produções da TV e acontece na próxima segunda (15), o Emmy ainda possui outros pilares. O “National Academy of Television Arts & Sciences” faz o Emmy Creative Arts e dá destaque para documentários sobre esportes e notícias. Já o “International Academy of Television Arts & Sciences” é o grande prêmio que inclui categorias internacionais e que as novelas brasileiras podem concorrer, como foi o caso de “Pantanal”, neste ano.

Vale ainda mencionar que existem premiações mais técnicas, como é o caso do “The Engineering Emmy Awards”.

Quantas categorias tem o Emmy?

O prêmio que se divide nas categorias de “Drama”, “Comédia”, “Minisséries ou Filmes para a TV”, “Realities”, “Séries Curtas” e “Variedades” possui 45 categorias ao todo. A lista completa de indicações para o Emmy, você confere aqui. 

Como são escolhidos os vencedores do Emmy?

Primeiro, o programa ou artista deve ser enviado por meio de uma submissão para ser nomeado. Depois, os eleitores escolhem os candidatos em que eles sentem que exemplificam a excelência em suas categorias. As categorias nesse caso são divididas entre: programa, performer e conquista individual – que é onde entram os roteiristas e diretores, por exemplo.

Vale ainda mencionar que neste ano, mais de 9.500 inscrições foram enviadas à Academia de Televisão. Após a votação, os indicados são anunciados.

No começo, os jurados do Emmy, assistiam ao trabalho dos indicados em hotéis e na própria Academia. De 2020 para cá, todo o conteúdo é assistido de forma online. Após assistir, os jurados realizam seus votos finais.

Quem são os maiores premiados da história do Emmy?

Cinco séries de TV estão empatadas como as mais premiadas na categoria de Melhor Série de Drama – a principal categoria da noite, cada uma delas com quatro Emmy. São elas:

  • “Game of Thrones”
  • “Hill Street Blues”
  • “L.A. Law”
  • “Mad Men”
  • “The West Wing”

Entre os atores na categoria de Melhor Ator em Série Dramática, Bryan Cranston e Dennis Franz receberam, cada um, quatro estatuetas. Já na categoria de Melhor Atriz em Série Dramática, as atrizes Michael Learned e Tyne Daly também estão empatadas, cada um delas com quatro estatuetas Emmy.

Readaptação do modelo em 2020

Por conta da pandemia de Covid-19, o Emmy de 2020 teve que se adaptar aos padrões seguros previstos na época e fez história em trazer famosos em participações virtuais. Nesta edição em si, médicos, professores e outros trabalhadores foram um dos pontos altos na noite, com muitos deles atuando como apresentadores dos prêmios.

Em outro determinado momento da cerimônia, o apresentador Jimmy Kimmel fez uma breve participação na “festa de ano-novo” das atrizes Reese Witherspoon, Kerry Washington que segundo elas, era para acabar logo com o ano de 2020 e iniciar o novo ano mais cedo.

Em outro segmento, o Emmy mostrou o que os artistas estavam fazendo durante o isolamento causado pela pandemia. Foi nesse momento que a indicada Margo Martindale apareceu brevemente em seu jardim, tomando um gole de uma garrafa de vinho feito em casa por ela.

Uma primeira-dama já ganhou o Emmy

A única primeira-dama a ganhar um prêmio no Emmy foi Jacqueline Kennedy – embora não tenha sido exatamente um Emmy. Foi um prêmio de curadores e foi aceito por Lady Bird Johnson em nome de Kennedy na cerimônia de 1962, transmitida pela NBC de Los Angeles, Nova York e Washington, D.C.

Jackie recebeu o prêmio especial por sua visita de uma hora à Casa Branca, que foi ao ar originalmente em 14 de fevereiro de 1962, na CBS. Aproximadamente um em cada três americanos assistiu à primeira transmissão, e a audiência mundial ultrapassou 100 milhões.

Homenagens

Além de indicações póstumas que podem ocorrer, o Emmy homenageia com fotos, todos os membros da televisão que faleceram naquele ano em questão. Na última edição do Emmy, o ator Chadwick Boseman recebeu um prêmio como reconhecimento póstumo por seu trabalho em “What If…?”, série animada da Marvel.

Na 75º edição, existe uma especulação de que o elenco de “Friends” estaria em negociação para homenagear Matthew Perry, que morreu em 2023, durante a cerimônia do Emmy. De acordo com o Daily Mail, os atores estariam ansiosos para compartilhar as “memórias pessoais” do ator que interpretou Chandler Bing e oferecer o tributo que ele “merece por direito”.

Ator Matthew Perry durante a 64ª edição do Emmy Awards em Los Angeles
Matthew Perry fala no palco do Emmy em 23 de setembro de 2012. / Kevin Winter/Getty Images

Mediada pelo ator e comediante Anthony Anderson, o Emmy 2023 deve durar cerca de três horas e será transmitido a partir das 22h (horário de Brasília) no canal TNT ou através do streaming, pela HBO Max.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *