Como funcionam os banheiros dos aviões?
Já se perguntou como os banheiros dos aviões funcionam? O que acontece com os dejetos? Será que eles são jogados lá de cima? Conheça mais essa curiosidade do mundo da aviação.
Quem entra num banheiro de avião percebe logo de cara que ele é diferente do banheiro de casa. Pra começar não tem aquela água no fundo do sanitário. Já imaginou o tamanho do reservatório de água se o sistema fosse igual? E num avião quanto mais peso, maior o custo de operação.
Quando se aperta a descarga, aquele barulhão que provoca um susto nos passageiros de primeira viagem. Calma, é só o aspirador a vácuo coletando os dejetos, que são enviados através de uma rede de tubos que percorre o avião, até chegar aos tanques de armazenagem.
Pra dar uma disfarçada no cheio, um pouquinho de desinfetante completa o serviço. Ao todo uma descarga consome apenas o equivalente a um copo d’água.
O tamanho dos tanques de armazenagem varia de acordo com o tipo de aeronave. Em um Airbus A330 são dois tanques de 400 litros, chegando a três no Boeing 777 e quatro tanques no Boeing 747!
Os tanques também recebem um desinfetante especial que evita odores desagradáveis, mas também protege o pessoal de terra que faz a coleta do conteúdo dos tanques de infecções.
Ao chegar no destino, os tanques de dejetos são esvaziados entre um voo e outro. Uma mangueira é conectada à válvula de saída do tanque, que fica na parte traseira da aeronave. Depois é só abrir a válvula que a gravidade faz o resto.
O conteúdo é então levado para a estação de tratamento de esgoto do aeroporto, onde o processo finalmente termina.
*Com informações do Melhores Destinos