Como apagar histórico da Netflix e outras funções essenciais
Ocultação dos filmes e séries assistidos está disponível no site da plataforma
Muita gente que divide a conta da Netflix com familiares, amigos ou namorados, não gosta de compartilhar o histórico. Afinal de contas, certos conteúdos vergonhosos – ou cringe – são perfeitos para uma sessão anônima. Por isso, a plataforma autoriza os usuários a apagarem o histórico de navegação, mas para isso os assinantes precisam acessar o site.
A função está disponível apenas para o site da Netflix no navegador. Ou seja, você não pode apagar o histórico pelo app no celular ou pela Smart TV.
Para apagar o histórico da Netflix, usuários devem acessar o site da plataforma (com o mesmo login e senha dos aplicativos) e seguir alguns passos bastante simples.
Veja abaixo o passo a passo para apagar o histórico e confira outros macetes interessantes da Netflix.
Como apagar histórico da Netflix – Passo a passo
Como já citamos, o apagamento do histórico da Netflix só está disponível para o site da plataforma, não para os aplicativos de TV e dispositivos móveis.
Primeiramente, você deve acessar sua conta no site netflix.com, com o mesmo login e senha utilizados nos aplicativos.
Agora, é necessário selecionar o perfil do qual você quer editar ou apagar o histórico de visualizações.
Na próxima página, clique na opção “Conta” (Account em inglês) e role a página até a opção “Meu Perfil” (My Profile).
Aí, basta selecionar “O que foi assistido” ou “Viewing Activity”. Nessa página, você tem acesso a todos os filmes, séries e conteúdos assistidos no perfil.
Ao escolher o episódio ou filme a ser ocultado, é só clicar no ícone “edição” e escolher os conteúdos específicos. Nesse caso, usuários precisam fazer o mesmo processo título por título.
No caso das séries, também é possível ocultar a produção inteira, ao invés de apenas um episódio.
Para quem deseja ocultar todo o histórico de uma vez só, basta selecionar a opção “Ocultar tudo” (Hide All), que está incluída na parte interior da terra.
A plataforma também autoriza o download do histórico, que vem salvo como um arquivo .csv. Dessa forma, você pode apagar o histórico e continuar tendo acesso às informações.
Vale lembrar que o processo é irreversível e altera o algoritmo da plataforma, que passa a recomendar séries sem levar em conta o gosto do usuário.
Não é possível ocultar nada do perfil Kids, já que esse perfil especial pode ser sempre monitorado por pais e responsáveis.
Outros macetes da Netflix
Se você não deseja gastar mais tempo escolhendo entre milhares de filmes e séries, pode contar com outros aplicativos para fazer essa escolha.
Um desses apps é o Netflix Roulette, que escolhe para você as melhores produções da plataforma, por gênero, estilo, classificação, aprovação crítica, ano, e diversos outros filtros.
A própria Netflix lançou um botão de reprodução random, mas ele não oferece opções realmente aleatórias, apostando principalmente em seus grandes sucessos, séries recém-lançadas ou produções parecidas com o que os usuários já assistem normalmente.
Outra opção excelente para os usuários da Netflix é o site Netflix Bible, que reúne todos os títulos e categorias da plataforma.
Como o algoritmo do serviço de streaming praticamente dita o que os usuários assistem, alguns filmes e séries acabam “escondidos” em categorias secretas.
No site, fãs podem pesquisar por todos os títulos disponíveis na plataforma, analisar milhares de categorias que não aparecem em buscas tradicionais e conferir diversos projetos desconhecidos.
*Com informações Observatório do Cinema