Coisas para ficar de olho na F1 em 2023
O ano de 2022 já era. Mas a F1 retorna em 2023 no dia 5 de março, com o GP do Bahrein. E são muitos os elementos para ficar de olho na nova temporada. Por isso, separamos 10 itens interessantes de acompanhar quando a temporada da Fórmula começar. E você acompanha tudo na tela da Band.
1 – Maior temporada da história
Se 2022 já foi longo, 2023 será ainda maior. A temporada tem 24 corridas marcadas de março a novembro. Como a etapa da China foi cancelada pelas restrições de saúde por causa da Covid-19, esse número pode cair para 23, o que ainda faz dessa temporada a maior da história. É corrida atrás de corrida para fã nenhum ficar carente.
2 – Ferrari sob nova direção
A equipe demitiu Mattia Binotto, que ficou quase 30 anos na Ferrari, e contratou Frederic Vasseur. Basta saber se o francês, que foi campeão nas categorias de base com Nico Rosberg e Lewis Hamilton, poderá dar jeito na equipe mais vencedora da Fórmula 1.
3 – Duelo entre Mercedes, Ferrari e Red Bull?
O ano começou com bonitas disputas entre Ferrari e Red Bull, mas a primeira acabou perdendo performance ao longo da tempora. E a Mercedes, apesar de lampejos de boas corridas, sofreu tentando resolver os problemas do carro, sem nunca conseguir andar no ritmo das rivais. Será que 2023 promete uma briga entre as três equipes?
4 – Estreia de Piastri na McLaren, De Vries na AlphaTauri e Sargeant na Williams
O ano será marcado por estreias de novatos. A do australiano Oscar Piastri é cercada de expectativa após o piloto dispensar a Alpine, que o formou, e ir para uma equipe britânica com um companheiro britânico, onde terá que mostrar serviço logo de cara. Na AlphaTauri, o holandês Nyck de Vries chega para a vaga de Gasly após mandar bem na Williams em apenas uma corrida ao substituir Albon. E a Williams, de olho no mercado americano, aposta no jovem Logan Sargeant, que fez apenas um ano de Fórmula 2 antes de ser promovido à F1.
5 – Octa de Hamilton? Novos recordes de Max?
Se a Mercedes conseguir tirar o prejuízo para os rivais, há grandes chances de Lewis Hamilton fazer história e conquistar o inédito oitavo título na F1. Se a Red Bull seguir dominando, Max Verstappen poderá estabelecer novos recordes de poles, vitórias e pontos em uma mesma temporada.
6 – Sprint Races
Em vez dos três fins de semana com o formato diferente, que inclui uma mini corrida aos sábados, o ano de 2023 terá seis eventos do tipo. Os locais serão: Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Brasil, EUA (Austin) e Catar.
7 – Alonso na Aston Martin
O veterano aproveitou a aposentadoria de Sebastian Vettel para ocupar o lugar do tetracampeão na Aston Martin, que vem fazendo grandes investimentos em busca do sucesso. Apesar de não ser o piloto mais fácil de se conviver, o espanhol costuma desbloquear o potencial dos carros que pilota. Basta saber se isso será suficiente para colocar a Aston no caminho dos pódios e, quem sabe, das vitórias.
8 – Alpine 100% francesa com Ocon e Gasly
Sem Alonso e sem Piastri, a Alpine teve de ir atrás de um outro piloto para fazer dupla com Esteban Ocon. E viu em Gasly a chance de formar uma equipe 100% francesa. A dupla teve problemas de relacionamento antes de chegar à F1, mas parece que já está tudo resolvido. Fato é que ambos os pilotos são rápidos e têm boas chances de colocar a equipe em outro patamar em 2023.
9 – Estreia do GP de Las Vegas
A cidade americana fará sua estreia na F1 cercada de expectativa. Será uma corrida de rua, à noite e no sábado, com toda a pompa e entretenimento que os americanos sabem fazer como ninguém. O evento certamente promete. Agora é ver se, dentro da pista, a emoção será no mesmo nível.
10 – GP de São Paulo
Se tem uma corrida que dificilmente decepciona é o GP de São Paulo. Os anos de 2021 e 2022 estão aí para provar. Se depender do retrospecto, tem tudo para ser novamente a melhor corrida do ano.
*Com informações de Band