Cliente cancela reserva em restaurante por ficar doente, é cobrada em R$ 5 mil e chef diz que ‘são as regras’
Estabelecimento afirma que grandes reservas devem ser canceladas com cinco dias de antecedência, pois trabalha com pequenos produtores locais
Após uma boa experiência no restaurante Navi, em Melbourne, na Austrália, a gerente de projetos Lorida Quimbao, 36 anos, resolveu reservar uma mesa para levar cinco amigos no último sábado (1/4), e comemorar o aniversário antecipadamente. No entanto, dois dias antes, na quinta-feira, ela adoeceu, e pediu um cancelamento da solicitação.
Na manhã seguinte, no entanto, havia uma cobrança de R$ 5,1 mil (US$ 1.020) em seu cartão de crédito. As informações são do Daily Mail Austrália. Ela desabafou sobre o ocorrido nas redes sociais.
Quimbao disse ao veículo que entende as taxas de cancelamento, uma vez que ela própria já trabalhou com serviços de hospitalidade. “Mas eles me cobraram o máximo que podiam”, disse. De acordo com ela, o valor foi o equivalente ao menu fixo do restaurante, de US$ 170, multiplicado por seis pessoas — a quantidade de cadeiras reservadas por ela.
Procurado pelo veículo, o dono e chef do restaurante, Julan Hills, disse que os cancelamentos de reservas para grupos de cinco ou mais pessoas exigem cancelamento de até cinco dias de antecedência. De acordo com ele, uma mesa para seis pessoas ocupa um quarto da capacidade do restaurante.
“Não fazer isso pode incorrer em uma taxa de cancelamento/não comparecimento do preço total do menu. À luz das atuais circunstâncias da covid-19, isso nem sempre é viável, mas pedimos o máximo de antecedência possível’, disse ele ao jornal.
Hills diz que os preparativos para alguns pratos do menu começam quatro dias antes da reserva, pois eles trabalham com pequenos produtores. Dessa forma, “perder 25% das reservas em uma noite significa uma grande perda financeira”.
O empreendedor ainda disse que todas as pessoas na lista de espera receberam um SMS avisando da desistência da cliente e que, se ele conseguisse preencher as vagas, ela seria reembolsada.
De acordo com o jornal, Hills tentou contato com Quimbao para esclarecer as normas do restaurante, mas não conseguiu encontrá-la. O estabelecimento informou nas redes sociais que conseguiu repor a reserva, e que o reembolso foi feito no cartão da cliente.
*Com informações de PEGN