CLDF abre inscrições para a 4° Semana Legislativa pela Mulher
Já estão abertas as inscrições para a 4° Semana Legislativa pela Mulher, que acontecerá entre 30 de maio e 1° de junho. A iniciativa, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), promoverá uma série de ações especiais para conscientizar sobre a importância das mulheres na sociedade e na política. A expectativa é que o evento, que será realizado no auditório da Casa, receba mais de 500 pessoas.
A Semana será aberta por uma Sessão Legislativa Especial que deve votar, exclusivamente, pautas femininas. Durante os demais dias de evento, serão realizadas palestras, oficinas e uma mesa redonda com as deputadas distritais em exercício: Doutora Jane (Agir), Jaqueline Silva (Sem partido), Paula Belmonte (Cidadania) e Dayse Amarílio (PSB), que será mediada pela diretora da Elegis, Jane Marrocos.
“Essa semana especial é importante para destacar o poder transformador da mulher. Temos 33 anos de mandato e nesse tempo só tivemos cerca de 10% das mulheres representando o parlamento. A cota de participação feminina tem que ser maior do que a lei exige, a mulher deve povoar melhor a política”, destaca a diretora da Escola do Legislativo, que também é idealizadora da Galeria das Parlamentares, que fica exposta no foyer do plenário.
Além das parlamentares, serão estabelecidas parcerias com a Procuradoria Especial da Mulher, Comissão de Direitos Humanos, Secretaria da Mulher e instituições de ensino superior. Também serão buscadas parcerias com outras unidades internas e órgãos externos para enriquecimento das atividades desenvolvidas no projeto. A intenção é que o público participante seja amplo e diverso, para que envolva cidadãos interessados em participar, além da comunidade acadêmica e servidores da CLDF.
A criação da Semana Legislativa pela Mulher foi instituída pela Lei 6.106/2018 e é mantida pela Escola do Legislativo (Elegis) com auxílio de outros setores da Casa, além da participação das deputadas em exercício. De autoria das ex-distritais Celina Leão e Telma Rufino, a proposta prevê que, além da conscientização sobre a importância da participação feminina na sociedade e no Parlamento, os programas estabelecidos devem contribuir para a promoção da equidade entre homens e mulheres em todos os seus aspectos.
Inscrições
A programação completa, dos três dias de evento, pode ser acessado no link de inscrição: https://www.cl.df.gov.br/pelamulher
Vinícius Vicente (estagiário) – Agência CLDF