Cientistas acham composto de cannabis em planta considerada erva-daninha no Brasil
Pesquisa descobriu que o arbusto “Trema micrantha blume”, comum em todo o país, é fonte de canabidiol e seria alternativa legal ao uso medicinal da cannabis
Cientistas brasileiros encontraram canabidiol (CBD), um composto da cannabis usado no tratamento de doenças, nas flores e frutos de um arbusto que é considerado uma erva-daninha no país. A Trema micrantha blume é uma planta brasileira comum, que cresce em grande parte do território nacional.
O CDB é um dos principais compostos ativos da cannabis e vem sendo usado para tratar doenças como epilepsia, dor crônica e ansiedade, ainda que a eficácia do tratamento esteja passando por estudos.
O biólogo molecular Rodrigo Moura Neto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), contou à agência de notícias AFP que a análise química da planta aponta que ela contém CBD. Não foi encontrado tetrahidrocanabinol (THC), substância que causa o efeito alucinógeno da maconha.
Isso abriria novas frentes em busca do composto, uma vez que a cannabis continua sendo proibida em muitos locais e enfrenta restrições. “É uma alternativa legal ao uso de cannabis. Essa é uma planta que cresce em todo o Brasil. Seria uma fonte de canabidiol mais simples e barata”, disse o biólogo à agência.
Rodrigo ainda não publicou o resultado de seus estudos e espera, agora, identificar os melhores métodos para extrair o CBD da Trema micrantha blume e analisar a sua eficácia em pacientes tratados com cannabis medicinal. Ele e sua equipe conseguiram um aporte de R$ 500 mil do governo brasileiro para financiar a pesquisa, que deve demorar mais cinco anos para ser concluída.
*Com informações de Revista Casa e Jardim