Cidade italiana quer que moradores comecem a usar chuveiro para higiene

Treviso pede para que cidadãos abandonem as banheiras em meio à estiagem na região

A comuna da cidade de Treviso, na Itália, no norte do país, começou uma campanha para que seus cidadãos parem de utilizar a banheira e comecem a se banhar com chuveiros para economia de água.

A região tem passado por uma séria estiagem, com redução na distribuição de água. Então, o governo comunal da região metropolitana de Treviso passou uma legislação para incentivar a economia do recurso natural.

“Prediligere la doccia anziché il bagno in vasca”, dizem as campanhas do governo – em tradução livre, “Prefira a ducha ao banho de banheira”. 

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), uma banheira cheia requer cerca de 70 galões de água, enquanto tomar um banho de cinco minutos usa de 10 a 25 galões. Você pode argumentar que muito poucas pessoas enchem a banheira até o topo, mas um cálculo simples mostra que, de qualquer forma, os banhos usam mais água.

Além disso, as comuns medidas de fechar a torneira enquanto se escovam os dentes e reduzir a lavagem dos quintais com mangueira também foram incentivadas pela gestão local.

A grande novidade é na parte da punição: a partir de agora, de acordo com a lei, quem for pego desperdiçando água e ignorando a estiagem irá pagar cerca de 500 euros em multa, sem contar reincidências, o que dá mais ou menos R$ 2750 na cotação atual.

Neste momento, portanto, além do conselho de escolher a ducha à banheira, também está proibido encher as piscinas para lazer em casa, lavar o carro no quintal com mangueira ou outras formas de desperdício. Existem, contudo, algumas exceções: você ainda pode regar o quintal, em pequenas doses, com a mangueira.

A ordem vale para as municipalidades de Breda di Piave, Carbonera, Maserada sul Piave, Ponzano Veneto, Silea e Villorba. 

*Com informações de Il Gazzettino e Revista Forun

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *