Cervejeiros franceses usam algas para produzir cerveja azul
Espirulina dá tonalidade azul à bebida, mas não influencia no sabor, diz cervejaria
Você já ouvir falar sobre cerveja azul? Na França, a bebida inusitada é resultado de uma parceria entre uma empresa que quer popularizar as algas como suplemento alimentar e uma cervejaria artesanal que buscava uma forma de tornar suas bebidas mais… diferenciadas.
O tom azul vem da espirulina, uma tipo de alga que está sendo cultivado por uma empresa chamada Etika Spirulina, no norte da França. O componente da alga que dá a cor azul à bebida, a ficocianina, é adicionado à cerveja durante o processo de fabricação.
Segundo Xavier Delannoy, cuja fazenda fornece a espirulina para a cervejaria, a mistura ideal foi alcançada depois de vários lotes de testes. Apesar de produzir a cor diferente, os funcionários da cervejaria garantem que o componente não deixa nenhum gosto na bebida.
Sebastien Verbeke, funcionário da Hoppy Urban Brew, disse à Reuters que a cerveja está vendendo bem e que “está recebendo um enorme interesse e curiosidade por parte do público”. Cerca de 1,5 mil garrafas já foram vendidas e agora a cervejaria está se preparando para aumentar a produção para atender à demanda.
*Com informações de Um Só Planeta