CBF cria mecanismo para regulamentação de futebol misto no Brasil
No dia Internacional da Mulher, a CBF tomou uma medida em busca da maior inclusão feminina no esporte no Brasil, instituindo que competições amadoras poderão ser mistas.
Ou seja, a partir de agora, as atletas mulheres poderão ser inscritas em equipes masculinas e times femininos poderão participar de competições masculinas, valendo para todas as categorias, desde a iniciação esportiva ao futebol adulto.
“Com esta mudança, pretendemos democratizar e massificar a prática do futebol pelas atletas, removendo barreiras para o surgimento e o desenvolvimento de novos talentos. A CBF tem investido muito nas Seleções e nas competições femininas de alto rendimento, que contam hoje com um calendário de competições nacionais a partir da categoria Sub-17. O topo da pirâmide está relativamente bem estruturado, mas assentado sobre uma base frágil”, afirmou o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
“É importante destacar que o futebol misto trabalha com a massificação e a inclusão. Faltam equipes e, sobretudo, competições amadoras em nível local e regional nas primeiras categorias de iniciação e formação desportiva, como a Sub-10, Sub-12, Sub-14″, continuou.
“Acredito firmemente que a regulamentação do futebol misto ajudará a corrigir este problema, incentivando a participação de milhares de jogadoras em equipes e competições mistas. Com o tempo, o aumento no número de atletas registradas também poderá levar à criação de equipes e competições exclusivamente femininas nas categorias mais jovens”, acrescentou.
Em nota, a CBF fez questão de frisar que o futebol feminino permanecerá exclusivo às atletas feminina, seguindo incentivada pela Confederação.
*Com informações de ESPN