imagem: reprodução

CAPITÃO SAMUEL BELLAMY: A HISTÓRIA DO ‘ROBIN HOOD’ DOS MARES

Chamado de “Black Sam” por seus marujos, o Capitão Samuel Bellamy montou uma bela reputação nos sete mares. Apesar das aparências sugerirem ser um pirata temido, ele nunca foi realmente visto como um cara violento ou saqueador. Na verdade, sua principal virtude era ser justo com quem saqueava e generoso com sua tripulação.

Seu apelido era uma homenagem aos seus belos cabelos negros que chamavam a atenção de outros velejadores. Entretanto, a fama de gentileza esconde a proeza executada por Bellamy em apenas um ano de atuação entre 1716 e 1717: nesse meio tempo, o pirata conseguiu acumular cerca de US$ 140 milhões em tesouros. Entenda essa história!

A história de Bellamy

(Fonte: Wikimedia Commons)

Nascido em 1689 na Inglaterra, Samuel Bellamy aprendeu a viajar pelo mar desde pequeno. Como sua mãe havia morrido jovem e sua família enfrentava uma situação de pobreza extrema, sua única saída era passar os dias da sua vida velejando pelas águas profundas. Em 1702, ele passou a oferecer ajuda para navios de guerra.

Quando fez 17 anos em 1706, Bellamy já havia se tornado um velejador habilidoso. Entre 1714 e 1715, então, encontrou seu caminho até as colônias inglesas na América do Norte. Ao chegar em Massachusetts, acabou desenvolvendo um relacionamento amoroso com uma jovem chamada Maria Hallett, com quem queria se carar.

O problema, porém, era que a família de Hallett não aceitava o casamento pelo fato do jovem marujo ser completamente pobre. Por conta disso, o rapaz decidiu voltar para o mar em busca de dinheiro. Com dificuldades em encontrar tesouros em navios afundados, Bellamy tomou uma decisão difícil: seguiria a vida de pirata.

Fama de Robin Hood

(Fonte: Wikimedia Commons)

“Nunca mais vocês serão escravos dos ricos. A partir deste dia, somos novos homens. Homens livres”, disse Bellamy para a sua tripulação enquanto hasteavam uma bandeira preta em seu antigo navio e o nomeavam novo capitão da embarcação. Como pirata, Black Sam pregava lealdade e igualdade entre seus comparsas.

Ele chegou a ser apelidado de “Robin Hood dos mares” por roubar dos ricos e dividir entre os marujos. Durante um ano, Bellamy e seus companheiros saquearam mais de 50 navios e acumularam uma riqueza de praticamente US$ 140 milhões em viagens entre o Caribe e o Oceano Atlântico. 

Entretanto, sua maré de sorte viraria ao avesso quando decidiu voltar para os braços de Hallet. Enquanto voltava para casa, o navio “Whydah”, recentemente capturado pelos piratas, afundou durante uma tempestade em alto mar. O acidente levou consigo Bellamy, o tesouro acumulado e toda a tripulação — exceto por dois homens.

Até hoje, pesquisadores continuam tentando encontrar os restos mortais de Black Sam naufragados na costa de Massachusetts. 

*Com informações do Mega Curioso

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *