Campanha ‘Não é não! Respeite a decisão’: recado de respeito às mulheres é intensificado em blocos do Rio
Ação da Secretaria de Estado da Mulher marcou presença nos Ensaios da Anitta e no megabloco SeráQAbre?, com Pabllo Vittar
A campanha “Não é Não! Respeite a decisão”, da Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ), foi intensificada nos blocos neste fim de semana e será estendida em grandes eventos do carnaval carioca. No sábado, a ação foi realizada no Ensaios da Anitta, na Marina da Glória, enquanto no domingo, marcou presença no megabloco SeráQAbre?, que arrastou milhares de foliões pelas ruas do Centro do Rio e contou com a participação da cantora Pabllo Vittar. O pedido é de mais respeito às mulheres.
No Ensaios da Anitta, banheiros e espaços de grande circulação na Mariana da Glória receberam uma sinalização com cartazes informando sobre o combate ao assédio e canais de ajuda para as mulheres.
Já no desfile do SeráQAbre?, neste domingo, representantes da Secretaria da Mulher e do Programa Rio Sem LGBTIfobia, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, subiram no trio elétrico para levar o recado de que “Não é Não! Respeite a decisão”.
Durante os blocos, equipes da SEM-RJ distribuíram materiais informativos, divulgando o aplicativo Rede Mulher, que oferece ferramentas como acionamento da Central 190, registro de ocorrências online e solicitação de medidas protetivas.
— A campanha ‘Não é Não!’ reforça que o carnaval precisa ser um espaço de celebração, respeito e segurança. Estar em eventos como o Ensaios da Anitta e o megabloco SeráQAbre? é fundamental para levar essa mensagem ao maior número de pessoas. Levar nossa mensagem por meio dos carros de som, do trio que embalou essa grande festa foi uma oportunidade poderosa de amplificar nossa voz — destaca a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
— O Carnaval é um momento de alegria, festa, liberdade e inclusão. Diversidade e respeito são o verdadeiro significado do Rio Sem LGBTIfobia neste carnaval. Em casos de LGBTIfobia, estamos disponíveis 24 horas por dia no Disque Cidadania e Direitos Humanos (0800 0234567). Em caso de LGBTIfobia não se cale, conte com a gente — afirma o superintendente de Políticas para LGBTI+ e coordenador do Rio Sem LGBTIfobia da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Sobre a campanha
A campanha faz parte do Protocolo Não é Não! Respeite a decisão, iniciativa que oferece medidas práticas para garantir mais segurança a mulheres em eventos públicos e privados.
Entre os recursos do protocolo, destaca-se o aplicativo Rede Mulher, que permite:
- Acionar a Central 190 da Polícia Militar em casos de emergência;
- Fazer registro de ocorrência online;
- Solicitar medidas protetivas;
- Consultar endereços de centros de atendimento para mulheres;
- Registrar “guardiões”, pessoas de confiança, para serem alertadas em situações de risco.
O aplicativo também possui um modo camuflado, garantindo maior discrição em situações de perigo.
Desde 2023, a Secretaria de Estado da Mulher tem ampliado sua presença em grandes eventos culturais e esportivos, com o objetivo de tornar o carnaval mais seguro e inclusivo para todas as mulheres.