Caça aos Icebergs: gelo de 10 mil anos é utilizado para fabricar a vodka mais pura do mundo
Se, para a maioria dos navegantes, aproximar-se de um imenso iceberg seria motivo de alarme e rápida mudança de rota – basta, afinal, pensar no nada discreto exemplo do Titanic para compreender o perigo em potencial -, para alguns destiladores de vodka a visão do gigante de gelo provoca reação contrária ao esperado pelo bom senso. São os “caçadores de Iceberg”, embarcações que se lançam às congelantes águas de uma região canadense conhecida como “Beco dos Icebergs”, ou “Beco dos Icebergs”, para justamente se aproximar ao máximo dos blocos de gelo que navegam próximo à costa da província de Terra Nova e Labrador, no extremo leste do Canadá, e coletar gelo dos milenares icebergs para preparar uma premiada receita de vodka.
A caçada ocorre a cada ano durante a primavera, quando os icebergs se desprendem de geleiras na Groenlândia e, de carona em uma específica corrente marítima, desfilam diante das casas e dos moradores da província. Os glaciais de onde os blocos se soltam remontam à Era do Gelo, e é por isso que a qualidade da água é tão especial: segundo consta, com idade entre 10 e 20 mil anos, o gelo possui uma pureza rara e uma composição específica, com baixos índices de conteúdos minerais e nenhum sabor de sal, em uma fórmula especial para o preparo da Iceberg Vodka, a única bebida do tipo manufaturada e inteiramente feita no Canadá, a partir do que a marca chamada de “a mais pura fonte de água do planeta”.
A explicação para a pureza do gelo está, segundo os caçadores e fabricantes da bebida, no fato de que tal água congelou em um período muito anterior à revolução industrial, à emissão de gases poluentes e principalmente aos químicos e à poluição que afetam hoje os mares e fontes de água do planeta. Não é por acaso que restaurantes chiques no país costumam oferecer a “água dos icebergs” como um atrativo luxuoso, e uma empresa de turismo intitulada Iceberg Quest Ocean Tours promove o que vem sendo chamada de “corrida do ouro branco”, com viagens para coletar partes dos blocos que incluem doses de rum e outras bebidas devidamente resfriadas com gelo tirado diretamente do passado.
Dos 40 mil blocos que desprendem das geleiras da Groenlândia, entre 400 e 800 cruzaram o “beco” durante a primavera até o início do verão: é nesse período que a caçada acontece. Trata-se, é claro, de uma aventura extremamente perigosa, que exige técnica, conhecimento náutico, paciência e distância corretas – o local, afinal, fica somente a 640 quilômetros do ponto onde o Titanic afundou. A Iceberg Vodka é fabricada desde 1995 na cidade de St. John’s, em Terra Nova e Labrador, para depois ser vendida com a promessa especial do sabor de uma bebida que não somente é pura, mas que levou mais de 10 mil anos para ser preparada.
*Com informações da Hypeness.