imagem: reprodução

Cabelo cacheado, ondulado, crespo? Saiba as diferenças entre eles

Alô, cacheadas! Separamos algumas informações úteis para te ajudar a descobrir qual o seu tipo de cacho

Decodificar o seu tipo de cacheado pode ser uma tarefa um pouco confusa. Isso porque, várias texturas diferentes podem existir em uma única cabeça. Além disso, há um debate sobre se o sistema de tipificação, originalmente iniciado pelo cabeleireiro Andre Walker e modificado por pessoas da comunidade cacheada e crespa – ora pela divisão, ora pela falta de identificação.

Polêmicas à parte, o sistema de tipificação pode ajudar você a entender mais sobre seus fios, inclusive quando for comprar produtos para o cabelo. Pensando nisso, separamos algumas informações úteis que podem te ajudar nessa jornada cacheada (a matéria foi originalmente publicada na Allure US). Aos detalhes!

Cabelo cacheado: te ajudamos a descobrir qual o seu tipo de cacho (Foto: Getty Images)

Por onde começar?

“Para começar, vale entender que os tipos de cachos são determinados pela forma do folículo pelo qual seu cabelo cresce a partir do couro cabeludo. Quanto mais plano ou oval for o folículo, mais cacheado será o cabelo; quanto mais circular for o corte transversal, mais liso será o cabelo”, explica o cabeleireiro Vernon François. Segundo ele, o padrão de crespo também é identificado pela forma que os fios se comportam, se dobram, se curvam ou se encaracolam. “A melhor maneira de perceber isso é quando ele está molhado”, complementa.

Tipos de fio

Um resumo simples: os tipos 1 são mais lisos. enquanto os tipos 2 possuem curvatura ondulada; tipos 3 são encaracolados e os tipos 4 são crespos. As subclassificações de A a C são baseadas na largura ou diâmetro de seu padrão de onda, caracol ou crespo. O Tipo A tem um tamanho de padrão mais amplo, o Tipo B médio e o Tipo C é o menor dos três. Veja exemplos:

Tipo 2 (ondulado)

As ondas do tipo 2 são flexíveis, podem ser finas ou grossas, contendo um padrão S definitivo que fica mais próximo da cabeça. 

Salma Hayek (Foto: Getty Images)

Tipo 2A


Aquelas com cabelo tipo 2A têm uma textura fina, muito fácil de alisar. Pessoas com essa textura devem ter cuidado ao usar produtos de modelagem pesada pois podem facilmente pesar os seus fios, deixando-os flácidos e sem vida. “Normalmente não possuem muito volume na raiz. Por isso, recomendamos passar ma mousse leve à base de água”, explica o hair stylist Anthony Dickey.

Alana Arrington (Foto: Reprodução / Instagram @alannaarrington)

Tipo 2B


O cabelo 2B fica mais achatado no topo da cabeça, com ondas definidas em forma de S começando no comprimento médio. Os fios costumam ser mais grossos em diâmetro do que os de um 2A, por exemplo. Com isso, você terá que se esforçar um pouco mais para alisá-los. Para aprimorar e surfar nas suas ondas naturais, use um spray de sal marinho.

Shakira (Foto: Getty Images)

Tipo 2C


As ondas 2C são espessas e mais suscetíveis ao frizz (e está tudo bem, viu?). As curvas em S são bem definidas e começam nas raízes -Shakira é o exemplo perfeito desse tipo de cabelo. Falando em shampoos, opte por um co-wash sem espuma e sem sulfato para não retirar a umidade essencial dos fios.

Tipo 3 (encaracolado)


O cabelo encaracolado do tipo 3 pode variar entre cachos soltos e vivos a cachos rígidos e elásticos que têm brilho, também propensos ao frizz.

Julia Garner (Foto: Getty Images)

Tipo 3A


Os fios 3A tendem a ser brilhantes com cachos grandes e soltos com o tamanho aproximado de  um pedaço de giz grande. Amasse o seu cabelo seco com o creme de pentear para enfatizar a textura dos cachos – poém, quando seco, evite tocá-lo muito com as mãos (ou escova ou pente, nesse caso) nos seus cachos para evitar o frizz. Para manter os cachos úmidos, simplesmente borrife um spray hidratante.

H.E.R (Foto: Reprodução / Instagram @hermusicofficial)

Tipo 3B


Cabelo do tipo 3Bs tem cachos elásticos compostos por uma circunferência semelhante à de um canetão. A textura do cabelo pode ficar seca, portanto, procure géis para modelar que contenham umectantes para atrair a umidade aos fios. 

Nathalie Emmanuel (Foto: Getty Images)

Tipo 3C


Os cachos 3C são rígidos caracóis que têm entre a circunferência de um canudo, como os da atriz Nathalie Emmanuel. “Os fios são densamente agrupados, dando lugar a muito volume natural” ensina Vernon François. Atenta: o frizz também é bem comum nesse tipo de fio. Se você dar uma amenizada, use um hidratante cremoso sem sulfato e cremes modeladores – tudo isso nos fios úmidos, ok?

Tipo 4 (Crespo)


O cabelo crespo é naturalmente muito seco e mescla diferentes texturas, das mais ásperas até as mais macias. Na estrutura, os fios formam pequenos cachos em zigue-zague desde o couro cabeludo e seguem até o comprimento. 

Megan Thee Stallion (Foto: Reprodução/Instagram)

Tipo 4A


Pessoas com cabelo do tipo 4A têm caracóis densos e elásticos com padrão S com aproximadamente a mesma circunferência de uma agulha de crochê. Aposte em cremes de cachos com ativos hidratantes e produtos sem enxágue, essenciais devolver a umidade ao fio.

Teyonah Parris (Foto: Reprodução / Instagram )

Tipo 4B


Os fios 4B são compactos e podem dobrar em ângulos finos como o da letra Z. “Adoro o fato de que eles podem ser moldado de muitas maneiras diferentes”, diz François. “Um dos meus produtos favoritos para todos os fios crespos são os modeladores em spray – um pouquinho deles faz  o cabelo ficar instantaneamente hidratado.”

Por outro lado, Dickey prefere as texturas em creme, já que ps fios são mais grossos e aderem bem à textura do produto. “Os cremes são ótimos para você  fazer o shingling, um dos métodos de distribuição de produtos favoritos das crespas – aqui, você deve agrupar os cachos em mechas, esticá-los com os dedos e aplicar o produto. 

Kiki Layne (Foto: Getty Images)

Tipo 4C


As texturas 4C são semelhantes às texturas 4B, mas possuem os fios rigidamente mais crespos. Com isso, se tornam mais frágeis e têm um padrão de zigue-zague muito apertado, muitas vezes é indiscernível a olho nu. Este tipo de cabelo experimenta a maior quantidade de encolhimento – cerca de 75% ou mais – do que as outras texturas. 

Uma vez que o encolhimento e o ressecamento são as principais preocupações, use uma quantidade generosa de hidratante sem enxágue com o objetivo de maximizar o comprimento desses fios. O óleo de rícino também é um ótimo hidratante e selante para essa textura muito seca. Anotou?

*Com informações da Glamour

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *