Brasília ganha novo ponto turístico
Marco Zero é descoberto durante obras no coração da capital
A capital federal agora possui um novo ponto turístico descoberto com a restauração do Buraco do Tatu, um túnel de 700 metros que liga os eixos rodoviários Norte e Sul, no Plano Piloto. Durante a recuperação do local, foi encontrado o Marco Zero da construção de Brasília.
A estaca, de grande valor histórico, foi confirmada por técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), com base em documentos do Arquivo Público. Agora, esse marco será integrado ao conjunto de pontos turísticos da cidade, enriquecendo ainda mais o patrimônio histórico da capital.
As obras de restauração do pavimento asfáltico em concreto do Buraco do Tatu eram necessárias, já que o revestimento original apresentava sinais de desgaste após 60 anos de uso. Para a recuperação, foram investidos cerca de R$ 2 milhões, que possibilitaram a substituição das placas de concreto danificadas e das juntas de dilatação.
Além da substituição dos materiais, as obras incluíram a limpeza das paredes e do teto do túnel, assim como a desobstrução das caixas de drenagem. Com essas melhorias, o Buraco do Tatu foi revitalizado, tornando-se não apenas funcional, mas também um ponto de interesse turístico, destacando-se como uma referência histórica no coração de Brasília.
*Com informações do Correio Braziliense