Brasileiros aumentaram gastos com streaming durante a pandemia
A pesquisa revela que mais de 60% da população brasileira tiveram esse gasto extra
A Bare International, especialista de pesquisa de experiência do cliente, diz que 61,6% dos brasileiros entrevistados no levantamento “Como a experiência do cliente mudou nos tempos de COVID” aumentaram seus gastos com entretenimento e serviços de streaming em 2021. Em termos globais, 47,7% dos participantes do estudo relatam o mesmo comportamento.
Tânia Alves, gerente-geral da Bare Brasil, aponta que o aumento foi de 4,5 pontos percentuais, de 57,1% para 61,6%, no país, enquanto no exterior foi de 2 pontos percentuais (de 45,7% para 47,7%). A pesquisa avaliou como os gastos dos entrevistados mudaram com a pandemia em 10 segmentos: educação, vestuário, seguro, bebida, saúde (incluindo suplementos), cosméticos, eletrônicos, bem-estar, alimentação e entretenimento online. Foram ouvidas 2.370 pessoas em todo o mundo em 2021 e 1.333 em 2020.
Entre os participantes, apenas 13,54% afirmaram ter reduzido os gastos com o serviço. “Uma das explicações para o destaque obtido pelos brasileiros nesse aspecto talvez seja o fato de as condições impostas pela pandemia terem coincidido com o lançamento de uma grande variedade de novos produtos e serviços de streaming no país”, diz.
A educação internacional também apresenta números animadores na pesquisa. Na média global, houve aumento de 29% para 31,1%. No Brasil, a alta foi ainda mais significativa: saltou de 25,5% para 30,8%.
Kevin Porter, criador e um dos sócios da plataforma de streaming Fluenflix, que usa usa jogos, filmes e atividades criativas para ensinar inglês, afirma que tem havido maior procura de serviços para acelerar a fluência em inglês. “Com o avanço da vacinação nos EUA e na Europa, as pessoas estão começando a vislumbrar a possibilidade de voltar a viajar para o exterior.”
*Com informações do Canaltech