Biblioteca do Google Fotos vai acabar; entenda nova configuração do app
A aba “Coleções” substituirá a antiga “Biblioteca” do Google Fotos; novo espaço vai reunir todos os álbuns em um único lugar e trará mais privacidade para os usuários
O Google Fotos anunciou, na última sexta-feira (9), que a aba “Biblioteca” do aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS), vai mudar. A seção, que reúne os álbuns do serviço de armazenamento em nuvem, passará a se chamar “Coleções”, e vai trazer uma nova forma de dispor as imagens e vídeos salvos no serviço. O novo layout trouxe mudanças nos atalhos do topo da aba que visam facilitar o acesso do usuário aos tipos de arquivo que ele mais usa, e também proporciona mais privacidade, com um posicionamento mais discreto da “Pasta trancada”. A novidade já está disponível para alguns usuários e deve ser liberada gradualmente para todos ao longo das próximas semanas. A seguir, veja mais detalhes.
Nova aba “Coleções” do Google Fotos
A nova aba do Google Fotos, chamada “Coleções”, deve manter uma estrutura semelhante a da “Biblioteca”, mas com algumas mudanças sutis. Ainda haverá atalhos na parte de cima da página, como acontece hoje, mas eles podem variar dependendo da forma como o usuário interage com o aplicativo.
Os “Favoritos” e a “Lixeira” permanecerão fixos na parte superior da tela, mas haverá espaço para mais dois atalhos dinâmicos na seção. Portanto, se o usuário tem o hábito de navegar entre capturas de tela salvas no aparelho, por exemplo, é provável que, além da opção “Lixeira” e “Favoritos”, também haja um botão de acesso rápido aos prints no início da página.
No centro da página, por sua vez, ficarão organizados os álbuns de fotos. Tanto os álbuns privados, quanto os compartilhados e até os álbuns criados pelo Google — como as pastas “Documentos”, “Locais” e “Pessoas e Pets”, por exemplo, podem ser acessados neste mesmo lugar. Ao abrir os álbuns, usuários ainda poderão aplicar filtros como “Todos”, “Compartilhados comigo” ou “Meus álbuns” para navegar mais facilmente pelas fotos.
Outra grande diferença é na disposição das fotos recentes adicionadas ao celular. Antes exibidas em um carrossel logo abaixo dos atalhos do topo da tela, agora as imagens novas ficarão acessíveis dentro de um álbum, chamado “Neste dispositivo”.
Mais privacidade
Outro destaque da nova configuração do Google Fotos é o posicionamento da “Pasta trancada”. Até então, a área secreta, que exige senha para ser aberta, ficava disponível em um atalho no topo da tela “Biblioteca”, o que desagradava usuários pela falta de discrição. Diante disso, o Google decidiu trazer a pasta para baixo. Na atualização, para acessá-la, os usuários deverão clicar sobre a aba “Coleções” e deslizar a tela para baixo até encontrar a opção. No final da aba, além da pasta trancada, também será possível acessar os itens arquivados, os vídeos, e as mídias adicionadas recentemente ao app.
*Com informações de Google, 9to5Google e The Verge