Atriz compartilha sofrimento causado por ‘Super TPM’: ‘Você não controla o que os hormônios fazem com seu cérebro’
Helen Flanagan relatou seu histórico com o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual e prestou apoio a outras mulheres que passam pelos mesmos problemas que ela
A atriz e modelo inglesa Helen Flanagan compartilhou em seu Instagram o drama vivido com o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM), uma forma extrema da TPM que pode ter um efeito dramático na saúde física e mental de mulheres.
Acostumada a postar fotos de biquíni, Helen publicou uma imagem com o semblante exausto agarrada a um absorvente íntimo. Na legenda, explicou a causa do clique nada glamoroso: “Meu TDPM tem sido um pesadelo esta semana, o pior desde o começo do ano. “É horrível com hormônios, pois você não controla o que os eles fazem com seu cérebro”.
“Fiquei tão feliz nas férias que meus hormônios estavam estáveis e então, assim que voltei, estava na semana anterior à minha menstruação e os hormônios me fizeram sentir muito deprimida”, prosseguiu a também estrela de reality shows, que relatou ter ficado depressiva, chorando o tempo todo, sem querer sair de causa e exausta,
“Qualquer outra mulher que luta contra isso, eu entendo você 🤦🏼♀️🩷”, ela escreveu. “Então, assim que você menstrua, você sente um alívio, pois sabe que mentalmente vai se sentir bem e normal novamente”, contou. “Eu li que o TDPM é mais comum em mulheres com TDAH, que é o meu caso 🙋🏼♀️😂 Acho que tenho tudo, na verdade, um pouco de TOC também, é melhor me jogar no lixo 😂x”, brincou a celebridade.
Helen compartilhou que tentou tomar anticoncepcional para conter os sintomas, mas eles fizeram pouco para ajudar. Ela então abordou o transtorno com a “sincronização do ciclo” para entender melhor seu ciclo menstrual e se preparar para dias mais difíceis, com prática de exercícios, monitoramento da ingestão de álcool e dieta.
“De qualquer forma, eu só queria que você soubesse que compartilhe esta foto minha no banheiro esta manhã 🐐”, ela escreveu. “Pouco antes da correria para a escola, quando todos meus filhos gritam MÃE MÃE um milhão de vezes. Foi um alívio menstruar esta manhã e para todas as mulheres que lutam com a mesma coisa, o meu apoio”, escreveu.
*Com informações de Revista Monet