ATLETA AMADOR E SEUS PERCALÇOS
Orientações sobre prevenção de lesões – 6º Parte
Na sessão anterior falamos sobre os cuidados básicos para preparação da prática esportiva “importância de ter um treino na semana de auto liberação miofascial”. Hoje iremos abordar sobre os treinos de equilíbrio e força.
Equilíbrio e Força
Você sabia que a instabilidade muscular modifica os padrões de movimento, sobrecarregando outras regiões musculares e que isso possibilita o aparecimento de lesões, comprometendo o desempenho físico e emocional do atleta, podendo levar ao afastamento da prática esportiva?
O desequilíbrio muscular aumenta o risco de lesões e reduz a possibilidade de alcançar um elevado rendimento, além de reforçar as posturas incorretas com a repetição das ações técnicas, causando sobrecarga em músculos, tendões e ligamentos
O treinamento de força associado ao equilíbrio, proporciona estímulos sensório-motores por meio da região central do corpo (core). Ele é responsável pela estabilidade dinâmica da nossa coluna. Ao ativá-lo potencializamos as conexões neuromusculares, os sistemas de controle motor e neuromusculares dos membros superiores (cabeça, tronco e braços) e inferiores (quadril, pernas e pé).
O treinamento de força associando ao equilíbrio muscular assegura a estabilização do tronco nas acelerações, saltos, cabeceios, giros, desacelerações, paradas bruscas e nos lançamentos. Já a estabilidade articular gerada no treino é essencial na otimização dos movimentos, resultando na interação entre tensões estáticas e dinâmicas
Abaixo são demonstrados alguns exercícios força e equilíbrio associados. Realize-os no mínimo duas vezes por semana com sessões de 20 a 30 minutos, sendo 2 a 3 séries de 6 a 10 repetições.
Obs: Todas as imagens foram retiradas da internet
Inicie com os exercícios de fácil execução para progredir para exercícios mais complexos (difíceis).
Lembre-se: Nenhum exercício ou alongamento deverá ser realizado com dor. Ao sinal de dor/incômodo ou desconforto agudo durante o exercício, suspenda a atividade e procure ajuda de profissionais especializados.
Dr. Silvânia Leal é fisioterapeuta e educadora física, Doutora em Ciência, com experiência clínica e pesquisa em osteopatia, fisioterapia clínica, esportiva, dor crônica, motricidade humana entre outras áreas da saúde.