ATLETA AMADOR: AS LESÕES QUE MAIS ACOMETEM OS CORREDORES
Hoje iremos abordar as lesões mais comunsentre os esportistas de corrida de rua. Esta modalidade de exercício físico a cada dia ganha mais adeptos. Afinal, correr é uma habilidade básica do ser humano. Todavia, antes de começar a realizar esta prática de exercício físico, seja para perder de peso, melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e ou a qualidade de vida, épreciso conhecer quais são as lesões mais comuns e os cuidados necessários para evitar se machucar. Assim, você poderá realizar este exercício por muitotempo, sem precisar parar depois de três ou quatro meses.
1. Fascite Plantar
Fonte: Google Imagens
É a inflamação que ocorre no tecido chamado FASCIA que recobre a planta do pé. Os episódios de dor podem ocorrer sobre o calcanhar até o arco do pé. Entre as causas estão a sobrecarga contínuasobre a fáscia plantar por longos períodos de treino (caminhada ou corrida) e a falta de técnica na pisada.
As medidas que contribuem na prevenção são:respeitar o seu nível de treino (comece aos poucos) com treinos curtos e em terrenos regulares; respeitaro período de repouso (menos é mais); realizar o aquecimento; realizar exercícios de mobilização (principalmente tornozelos, joelhos e quadril), liberações miofacial e alongamento.
2 – Síndrome da Banda Iliotibial
Fonte: Google Imagens
É a inflamação que ocorre no trato iliotibial, tecido fibroso localizado na lateral da perna. A tensão excessiva nesta região gera com dor na região lateral do joelho, podendo ocorrer dor no quadril e glúteo. Os episódios de dor ocorreemprincipalmente por sobrecarga nos treinos,principalmente com aumento do volume e intensidade das corridas, que não vem acompanhada de um planejamento sistemático de treino de força, exercícios de mobilidade, liberação e alongamento.
3- Fratura por estresse
Fonte: Google Imagens
A fratura por estresse ocorre devido àspequenas microfraturas geradas por trauma repetitivo. Isso por que o músculo fatigado é incapaz de absorver o impacto adicional e transfere a sobrecarga do stress gerado para o osso.
As fraturas por estresse são mais comuns na tíbia, calcanchar, tornozelo e médio-pé.
4 – Canelite
Fonte: Google Imagens
A canelite é a inflamação que ocorre nos músculos e tendões ao redor da tíbia (osso da perna) e a principal causa é o excesso de treinamento.
Conforme observado, as principais lesões da corrida ocorrem devido à sobrecarga de treino. Por essa razão é importante ter uma periodização de treino bem planejada, evoluindo no volume e intensidade do treino de forma lenta e progressiva afim de evitar as lesões.
Dr. Silvânia Leal é fisioterapeuta e educadora física, Doutora em Ciência, com experiência clínica e pesquisa em osteopatia, fisioterapia clínica eesportiva, dor crônica, motricidade humana entre outras áreas da saúde.