Ana Maria Braga, pé de frango e glamourização da pobreza: relembre polêmicas envolvendo apresentadora
Ana Maria Braga levanta a manhã dos brasileiros com o seu “Mais Você“, programa matinal da TV Globo. A apresentadora é amada pelo carisma e por nunca desanimar, mesmo nas situações mais adversas que já viveu. Mesmo assim, costuma dar algumas bolas fora vez ou outra. A mais recente delas foi no último dia 27 de setembro.
Durante o programa daquele dia, Ana Maria se propôs a ensinar uma receita de pé de galinha. A escolha da pauta saiu da atual realidade brasileira, em que o preço da carne acumula alta de 30,7% em 12 meses, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Uma ou duas vezes por mês eu faço pé de frango. Porque tem muito colágeno, além de a gente aproveitar tudo do frango. O colágeno é uma coisa muito importante para a pele e a saúde. Tem gente que toma colágeno em cápsula. Se você nunca comeu, é muito saboroso“, afirmou a apresentadora.
Na internet, a pauta foi duramente criticada. Em tempos em que o desemprego chegou a 14,1% no segundo trimestre deste ano e em que as pessoas aguardam caminhões que recolhem ossos de supermercados para garimpar o que comer, não cabe romantizar a pobreza dessa forma.
“É de bom tom?“, perguntaria Keila Melman, personagem de Ilana Kaplan que viralizou nas redes durante a pandemia. “Não, não é de bom tom“, responderia.
“Tão ensinando a fazer pé de frango com sorriso no rosto, gente“, escreveu, indignada, uma tuiteira.
Polêmica não foi a primeira
Em diversos momentos no passado, Ana adotou um protesto recorrente para reclamar da alta dos preços: usar um “colar” com o alimento em questão. Já teve de tomate, arroz, cebola, alho e por aí vai.
Naquelas vezes, também recebeu críticas por fazer piada, mesmo sob a bandeira de protesto, com algo que afeta a vida de milhões de brasileiros de forma contundente.
“Até arrumei um cofre. Quando terminar o programa, vou guardar a minha joia aqui dentro“, brincou, durante a vez que usou a “joia” de arroz.
‘Racismo reverso’ e ‘inveja branca’
Durante a última edição do “Big Brother Brasil“, Ana virou notícia ao usar o termo “racismo reverso” para criticar uma atitude de Lumena Aleluia, ex-participante do programa e mulher negra.
Com a repercussão da expressão, no dia seguinte, a apresentadora abriu o programa pedindo desculpa pela fala e explicando, de forma didática, o que havia de errado com ela. Apesar do erro, o mea culpa serviu para ensinar, em rede nacional na televisão aberta, o porquê do termo não ser correto.
Mais recentemente, cerca de uma semana antes do episódio com os pés de galinha, Ana também se desculpou após usar o termo “inveja branca” durante o ao vivo.
“Não se repetirá“, disse, explicando que havia lido os comentários na internet e entendido o problema por trás da expressão. “Eu li os argumentos na internet e vi que as pessoas têm razão. Faço questão de pedir desculpas.“
Risada ao ver prato africano ofendeu chef de Camarões
Em abril deste ano, Ana Maria Braga recebeu o repórter Thiago Oliveira para provar um prato de origem queniana. A receita havia sido preparada pelo chef camaronês Sam, à frente do restaurante Mama África.
Tanto Ana quanto o repórter fizeram cara feia e riram ao ver o prato. A atitude fez o chef ir às redes sociais manifestar sua insatisfação.
“Ana Maria Braga, confesso que hoje fiquei muito decepcionado por seus comentários sobre comida africana. Foi uma atitude nojenta e mal-educada. Sinceramente, foi um tapa sem tamanho na nossa cara como africanos. Você deu argumentos para pessoas que já têm preconceito com a comida africana. Uma verdadeira vergonha, falta de profissionalismo de sua parte”, escreveu.
*Com informações do Hypeness.