Americana de 100 anos bate recorde como a mais velha levantadora de peso do mundo
Edith Murway-Graina entrou para o Livro Guinness dos Recordes como a halterofilista mais velha do mundo. Aos 100 anos, a moradora da Flórida (EUA) ainda participa de competições. E ela só começou a carreira aos 91. Com ajuda de um treinador, a centenária se prepara para um torneio em novembro.
A ex-professora de dança que tem adoração por Shirley Temple, Ginger Rogers e Fred Astaire, despertou o interesse pelo levantamento de peso ao visitar uma academia a convite de uma amiga. Resolveu se arriscar após ver outras mulheres praticando. Nunca mais parou.
“Eu tinha 91 anos e comecei a levantar pesos regularmente”, disse Edith, em reportagem do “Inside Edition”. “Nunca imaginei que estaria em uma competição. Enquanto eu observava aquelas mulheres fazendo suas coisas, achei que poderia muito bem fazer. Já que estava lá, não tinha nada a perder. Eu poderia muito bem pegar algumas barras”, acrescentou.
A dedicação e o fato de não deixar a idade pesar para praticar o esporte fizeram Edith ganhar fãs ao redor do mundo.
A última competição de que Edith participou foi em setembro de 2019. Desde então, por causa da pandemia de Covid-19, a americana não tem competido. E ela se diz ansiosa pelos aplausos. Edith os merece, certamente.
*Com informações do Extra