Alemão só toma cerveja quente: mito ou verdade?
É comum ouvirmos dizer que os alemães só tomam cerveja quente. Vamos entender melhor isso
Indo direto ao ponto. A resposta para essa pergunta é “sim”, mas se comparada à nossa forma de beber cerveja. Isso porque as temperaturas aqui no Brasil são muito diferentes das temperaturas na Alemanha. Nosso clima tropical faz com que a temperatura fique quente quase o ano inteiro, podendo chegar aos 40ºC (quarenta graus Celsius) no verão.
Já na Alemanha, costuma ser o contrário. É normal os termômetros registrarem temperaturas baixas em boa parte do ano. Por isso, não há a necessidade de se “gelar” a bebida, como nós fazemos.
Por aqui, as cervejas mais consumidas são as do tipo American Standard Lager, produzidas com leveduras de baixa fermentação. São cervejas leves e que se recomenda beber em uma temperatura bem mais baixa que a nossa temperatura ambiente. Dependendo da marca, a temperatura de serviço fica entre 1ºC (um grau Celsius) e 4ºC (quatro graus Celsius).
E por falar em temperatura certa de serviço da cerveja, não é recomendável beber a breja abaixo de 0ºC (zero grau Celsius). O frio em excesso anestesia nossas papilas gustativas, impedindo que possamos sentir todo o seu sabor, atrapalhando a degustação da cerveja.
O que é “cerveja quente” para os alemães
Diferentemente de nós brasileiros, os tipos de cerveja apreciados pelos alemães só precisam estar frios – não quentes – para serem consumidos. Cervejas do tipo Helles, Weizen, Dunkles, Starkbier não requerem um processo demorado dentro da geladeira, como as American Standard Lagers.
Assim, só a temperatura ambiente das casas já é suficiente, na maioria das vezes, para que suas cervejas fiquem “no ponto” para consumo. Imagina no inverno, com temperaturas negativas, beber uma cerveja “trincando”? Definitivamente não vai ser bom, podendo até prejudicar a garganta. Então, a temperatura de serviço das cervejas por lá fica entre os 6ºC (seis graus Celsius) e 7ºC (sete graus Celsius). Essas são temperaturas de serviço que fariam nossas cervejas parecerem quentes.
Curiosidades sobre a cerveja alemã
Um fato que chama a atenção é que, no inverno, basta deixar a cerveja por cerca de meia hora na varanda para que fique no ponto. O frio rigoroso do lado de fora já faz o serviço das nossas geladeiras.
Algumas pessoas já se contentam em deixar a bebida em algum corredor sem aquecimento. Assim, na hora que bater aquela vontade de beber uma cerveja, basta pegar a garrafa, abrir e se servir.
Nas casas que possuem porão, é comum reservar um espaço para armazenar as cervejas. Os porões costumam ser bem frescos, que dá para manter a bebida fria, ou seja, na temperatura que eles gostam, o ano inteiro. Para nós brasileiros, certamente não seria uma boa temperatura.
E para quem gosta e se arrisca a fazer eventos ao ar livre, como picnics ou ficar em um acompanhamento, basta mergulhar as cervejas em algum rio próximo para conseguir deixar a bebida no ponto para ser consumida.
Os grandes e famosos copos alemães
Muito provavelmente, você já deve ter visto, seja em fotos ou ao vivo, o copo que um alemão costuma beber sua cerveja. Comparados aos nossos, são verdadeiros jarros. Em alguns casos, chegam a comportar um litro de cerveja. Aliás, eles até tiram um sarro com o tamanho dos nossos copos.
Esse é um outro ponto em que, mais uma vez, a diferença de temperatura entre Brasil e Alemanha explica nossas diferenças em relação à cerveja. Por causa do calor, um copo pequeno é o ideal para nós brasileiros bebermos, sem que a cerveja esquente. No caso dos alemães, como eles já vivem numa temperatura fria, a cerveja não costuma esquentar, mesmo num copo grande como o que eles utilizam.
Mas uma coisa é certa. Independentemente das diferenças culturais e do clima, o gosto pela cerveja nos une. Mesmo que eles bebam sua cerveja quente.
*Com informações de Clube do Cervejeiro