Aceleradoras: como escolher a parceira ideal para impulsionar sua startup
CEO da TXM Methods, aceleradora habilitada no Tecnova 3 DF, compartilha conselhos com empreendedores
Para empreendedores que buscam acelerar o crescimento de suas startups, a escolha da aceleradora certa é um passo crucial no caminho para o sucesso. Luiz Salomão Ribas Gomez, CEO da TXM Methods, compartilha dicas sobre o papel das aceleradoras e como escolher a melhor para sua empresa.
“Selecionar uma aceleradora é uma decisão estratégica e deve ser feita com muito cuidado. O histórico de sucesso da aceleradora, a qualidade do corpo de mentores e a metodologia utilizada são fatores determinantes para o sucesso da startup”, afirma Luiz Salomão.
Com vasta experiência em ajudar startups a alcançar crescimento, a TXM Methods começa a oferecer serviço de aceleração no Distrito Federal. A empresa possui experiência no ecossistema de inovação brasiliense e, por isso, se tornou uma das aceleradoras credenciadas no Tecnova III DF. Os aprovados no programa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) devem aplicar uma cota dos recursos recebidos em uma aceleradora habilitada pelo órgão.
Dos mais de 30 projetos selecionados pelo Tecnova III SC, 25% já foram apoiados pela TXM de alguma forma, o que, para Salomão, “representa a nossa capacidade de impulsionar soluções inovadoras”.
1. Histórico da aceleradora
De acordo com Salomão, o primeiro passo ao escolher uma aceleradora é analisar sua trajetória e o sucesso dos projetos que já foram acelerados. “É fundamental entender quantos projetos a aceleradora já ajudou a desenvolver, em que níveis e setores, e se ela tem um histórico consistente de resultados positivos. Além disso, a metodologia aplicada pela aceleradora deve ser validada, ou seja, comprovada em situações reais de mercado, para garantir que ela realmente traga resultados tangíveis”.
- Papel das aceleradoras
Salomão destaca que, além de fornecer um ambiente de trabalho (seja físico ou digital), as aceleradoras devem ir além, oferecendo um leque de benefícios essenciais para o crescimento de startups. “As aceleradoras conectam as startups com investidores, grandes empresas e instituições de fomento, além de entregar o que chamamos de ‘smart money’, que vai muito além do investimento financeiro. Esse ‘smart money’ envolve aportes de conhecimento, experiência e uma rede de contatos estratégica”.
3. Networking e validação
As aceleradoras não são apenas ambientes de aprendizado, mas também de intensa troca de experiências e networking. “As startups precisam usar as aceleradoras com um objetivo claro: validação do modelo de negócios e captação de investimento. É nesses ambientes que as startups podem testar suas ideias, obter feedback de mentores e parceiros estratégicos, e se preparar para tração no mercado. A TXM Methods, por exemplo, se destaca pela sua capacidade de promover conexões valiosas, com resultados comprovados de empresas que conseguiram escalar após a aceleração”, explica.
4. “Furar a bolha”
Outro desafio fundamental para as startups é a capacidade de se destacar no mercado e ser reconhecida. Para Salomão, a grande dificuldade é “furar a bolha” e se conectar com o mercado de forma eficaz. “Uma startup precisa falar a linguagem do mercado e se conectar com as pessoas certas. A TXM Methods atua como um ‘intérprete’ e um ‘conector’ entre as startups e o mercado, facilitando essa comunicação e criando as condições ideais para que as startups encontrem seu espaço. Nós brincamos dizendo que somos o ‘Tinder das startups’, ajudando as empresas a fazer o ‘match’ com as oportunidades certas no mercado”, afirma.
Sobre a TXM Methods
A TXM Methods é uma empresa voltada para inovação, que desenvolveu uma metodologia exclusiva aplicada para o desenvolvimento de ideias e negócios. Pensada para desenvolver o empreendedorismo desde a pré-incubação até a aceleração de novas empresas, a TXM já ajudou a criar mais de 3800 projetos em programas de inovação nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Maranhão. Pelos seus programas, já passaram 3,4 mil projetos, sob a orientação de 770 mentores e mais de 8 mil encontros presenciais ou pela plataforma exclusiva. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente, por meio de apoio de parceiros como o Sebrae, universidades, entidades empresariais, Governo do Estado e prefeituras.