Aceleradoras: como escolher a parceira ideal para impulsionar sua startup

CEO da TXM Methods, aceleradora habilitada no Tecnova 3 DF, compartilha conselhos com empreendedores 

Para empreendedores que buscam acelerar o crescimento de suas startups, a escolha da aceleradora certa é um passo crucial no caminho para o sucesso. Luiz Salomão Ribas Gomez, CEO da TXM Methods, compartilha dicas sobre o papel das aceleradoras e como escolher a melhor para sua empresa.
“Selecionar uma aceleradora é uma decisão estratégica e deve ser feita com muito cuidado. O histórico de sucesso da aceleradora, a qualidade do corpo de mentores e a metodologia utilizada são fatores determinantes para o sucesso da startup”, afirma Luiz Salomão.
Com vasta experiência em ajudar startups a alcançar crescimento, a TXM Methods começa a oferecer serviço de aceleração no Distrito Federal. A empresa possui experiência no ecossistema de inovação brasiliense e, por isso, se tornou uma das aceleradoras credenciadas no Tecnova III DF. Os aprovados no programa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) devem aplicar uma cota dos recursos recebidos em uma aceleradora habilitada pelo órgão.  
Dos mais de 30 projetos selecionados pelo Tecnova III SC, 25% já foram apoiados pela TXM de alguma forma, o que, para Salomão, “representa a nossa capacidade de impulsionar soluções inovadoras”. 

1.⁠ ⁠Histórico da aceleradora

De acordo com Salomão, o primeiro passo ao escolher uma aceleradora é analisar sua trajetória e o sucesso dos projetos que já foram acelerados. “É fundamental entender quantos projetos a aceleradora já ajudou a desenvolver, em que níveis e setores, e se ela tem um histórico consistente de resultados positivos. Além disso, a metodologia aplicada pela aceleradora deve ser validada, ou seja, comprovada em situações reais de mercado, para garantir que ela realmente traga resultados tangíveis”.

  1. Papel das aceleradoras

Salomão destaca que, além de fornecer um ambiente de trabalho (seja físico ou digital), as aceleradoras devem ir além, oferecendo um leque de benefícios essenciais para o crescimento de startups. “As aceleradoras conectam as startups com investidores, grandes empresas e instituições de fomento, além de entregar o que chamamos de ‘smart money’, que vai muito além do investimento financeiro. Esse ‘smart money’ envolve aportes de conhecimento, experiência e uma rede de contatos estratégica”.

3.⁠ ⁠Networking e validação

As aceleradoras não são apenas ambientes de aprendizado, mas também de intensa troca de experiências e networking. “As startups precisam usar as aceleradoras com um objetivo claro: validação do modelo de negócios e captação de investimento. É nesses ambientes que as startups podem testar suas ideias, obter feedback de mentores e parceiros estratégicos, e se preparar para tração no mercado. A TXM Methods, por exemplo, se destaca pela sua capacidade de promover conexões valiosas, com resultados comprovados de empresas que conseguiram escalar após a aceleração”, explica.

4.⁠ ⁠ “Furar a bolha” 

Outro desafio fundamental para as startups é a capacidade de se destacar no mercado e ser reconhecida. Para Salomão, a grande dificuldade é “furar a bolha” e se conectar com o mercado de forma eficaz. “Uma startup precisa falar a linguagem do mercado e se conectar com as pessoas certas. A TXM Methods atua como um ‘intérprete’ e um ‘conector’ entre as startups e o mercado, facilitando essa comunicação e criando as condições ideais para que as startups encontrem seu espaço. Nós brincamos dizendo que somos o ‘Tinder das startups’, ajudando as empresas a fazer o ‘match’ com as oportunidades certas no mercado”, afirma.

Sobre a TXM Methods

        A TXM Methods é uma empresa voltada para inovação, que desenvolveu uma metodologia exclusiva aplicada para o desenvolvimento de ideias e negócios. Pensada para desenvolver o empreendedorismo desde a pré-incubação até a aceleração de novas empresas, a TXM já ajudou a criar mais de 3800 projetos em programas de inovação nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Maranhão. Pelos seus programas, já passaram 3,4 mil projetos, sob a orientação de 770 mentores e mais de 8 mil encontros presenciais ou pela plataforma exclusiva. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente, por meio de apoio de parceiros como o Sebrae, universidades, entidades empresariais, Governo do Estado e prefeituras.

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