A triste história do Courinho de Ibiara
Eu quando morava na casa do estudante, na rua da Areia, tinha um rapaz lá do sertão, me parece de uma cidade chamada Ibiara que tinha o apelido de Courinho. Diminutivo de Couro, óbvio. Mas a gente descobriu que o seu prenome era PREPÚCIO na certidão de nascimento. Então ele nos contou o fato.
Naquele tempo, o seu pai não sabia ler e muita gente daquele região, e seu pai gostava de colecionador revistas pelas fotos q elas traziam. Quando ele estava pra nascer, seu pai encontrou uma revista com
uma reportagem sobre o Prepúcio. Ela achou o nome bonito e sem entender o significado, quando o menino nasceu ele foi ao cartório da cidade e registrou o menino com o nome de Prepúcio. O tabelião do cartório também muito sem instrução, ainda brincou com ele: – mas q nome bonito, isso é nome de filósofo chinês. Se confundindo com o filósofo Confúcio.
Moral da história, quando descobriram o significado da palavra Prepúcio, o povo saliente como sempre, o
apelidaram de COURINHO q no fundo tem tudo a ver. Embora ele tenha conseguido na Justiça mudar de nome em razão de ser obsceno e pejorativo, ainda hoje é conhecido pelo apelido de sempre.
Texto de Claudio Xavier Xavier